Colômbia

Fortes chuvas causam a morte de 138 pessoas

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 19 de novembro de 2010 | 21:28
 
 
ASSOCIATED PRESS

Bogotá. As fortes chuvas que atingem a Colômbia já mataram 138 pessoas e alagaram grandes territórios pelo país. Com isso, o governo declarou o estado de calamidade pública em quase toda a Colômbia.

Falando em Itagui, pequena comunidade localizada 240 km a noroeste de Bogotá, o presidente Juan Manuel Santos disse que havia solicitado ao ministro do Interior, Germán Vargas, a declaração de calamidade pública em 28 dos 32 departamentos (Estados) do país.

Com isso, explicou Santos, será facilitado o recebimento e a distribuição de ajuda às vítimas.
O presidente colombiano disse ainda que "nunca havia visto Bogotá como viu nesses últimos dias". "Mas não somente Bogotá, o país inteiro", notou Santos, sobre a elevação das águas por praticamente todo o país. Segundo o presidente, apenas regiões como Orinoquía e Amazônia, no sudeste do país, não foram afetadas pela temporada de chuvas.

De acordo com o escritório estatal de meteorologia da Colômbia, IDEAM, essa temporada se prolongará até junho de 2011, por causa do fenômeno La Niña. Os serviços de meteorologia preveem ainda mais chuvas fortes para os próximos dias na região.

Espionagem

Asilo. Maria Hurtado, ex-diretora da polícia secreta da Colômbia, investigada por sua suposta participação em um escândalo de espionagem, pediu asilo no Panamá, que aceitou a solicitação e a acolheu.