segurança

França cancela maior mercado de pulgas da Europa por risco de atentado

Gigante mercado de pulgas, realizado no início de setembro, recebeu em 2015 cerca de 2,5 milhões de visitantes

Sex, 05/08/16 - 13h39
Mercado de pulgas é cancelado por risco de atentado | Foto: PHILIPPE HUGUEN / AFP

Um dos mais importantes mercados de pulgas da Europa, a "braderie" de Lille (norte da França), foi cancelado, anunciou nesta sexta-feira (5) a prefeita da cidade, a socialista Martine Aubry, em um contexto de tensão terrorista.

"É um problema de responsabilidade moral. Por isso, acredito que o melhor é suspender o mercado em 2016", explicou Aubry.

O gigante mercado de pulgas, realizado no início de setembro, recebeu em 2015 cerca de 2,5 milhões de visitantes. Seu cancelamento este ano responde à situação de insegurança por razão de possíveis novos ataques, depois da série de atentados terroristas que atingiram a França nos últimos meses e que levou a uma cascata de cancelamentos de eventos públicos.

O gatilho foi o último ataque em Nice (sudeste) em 14 de julho, dia do feriado nacional, que deixou 85 mortos e 434 feridos.

O atacante, um tunisiano que residia na França, atropelou com um caminhão a multidão que assistia à queima de fogos na avenida à beira-mar da cidade. O ataque foi reivindicado pelo grupo extrema Estado Islâmico (EI), que ameaçou a França com novas ações.

Doze dias depois, um padre foi morto na sua igreja em Saint-Etienne-du-Rouvray (noroeste), chocando o país mais uma vez. Em junho, dois policiais foram mortos esfaqueados em sua casa na região de Paris.

"Fizemos tudo o que podíamos" para aumentar a segurança, "mas há riscos que não podemos reduzir. É uma decisão dolorosa", admitiu a prefeita.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.