Dinheiro

Genebra, na Suíça, vai criar salário mínimo equivalente a R$ 24 mil

O valor determinado é de 23 francos suíços por hora trabalhada o que, em um mês de labuta, soma 3.772 francos suíços que, em conversão direta, somam o estonteante valor na moeda brasileira

Por Da redação
Publicado em 02 de outubro de 2020 | 16:45
 
 

Pela primeira vez, Genebra, na Suíça, vai estabelecer um salário mínimo para seus cidadãos – que gira em torno de R$ 24 mil reais. O valor determinado é de 23 francos suíços por hora trabalhada o que, em um mês de labuta, soma 3.772 francos suíços que, em conversão direta, somam o estonteante valor na moeda brasileira. 

A medida foi determinada por referendo, votado nesse fim de semana. Na legislação suíça, não há previsão de salário mínimo, e cada região do país determina independentemente as regras que pretende seguir. A maior parte não tem piso salarial. 

O valor deve entrar em vigor já nas próximas semanas no país, e figura entre os maiores do mundo – quase o dobro do praticado na França, por exemplo. A medida deve beneficiar cerca de 30 mil trabalhadores que ganham menos do que o piso votado no país atualmente.