PREOCUPADOS

Imprensa internacional repercute morte de cinegrafista no Rio

O americano 'Wall Street Journal' cita os 'perigosos' números da criminalidade no país; notícia repercute a pouco mais de quatro meses para o início da Copa do Mundo

Seg, 10/02/14 - 14h23

A morte do cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, de 49 anos, da TV Bandeirantes, teve grande destaque nos jornais internacionais nesta segunda-feira (10).

A rede de comunicação britânica 'BBC' dá ênfase na informação de que o rojão que acabou atingindo a cabeça do jornalista partiu de um manifestante. Com o título de 'Brazil Unrest' (Intranquilidade no Brasil), a matéria cita os protestos de junho de 2013 e as promessas de novas manifestações durante a Copa do Mundo como grandes preocupações para o governo brasileiro.

O americano 'Wall Street Journal' cita os 'perigosos' números da criminalidade no país. A notícia repercute em todo o planeta a pouco mais de quatro meses para o início da Copa do Mundo.

Atingido por rojão

Santiago Ilídio Andrade registrava o confronto, na quinta-feira (6), entre manifestantes e policiais durante protesto contra o aumento do preço do ônibus, no Centro da cidade, ele foi atingido na cabeça por um artefato explosivo.

Andrade sofreu afundamento do crânio e foi submetido a uma cirurgia após ser levado para o Hospital Souza Aguiar. Desde então, estava em coma induzido.

A explosão foi registrada fotógrafos, cinegrafistas e câmeras de vigilância instaladas no Centro do Rio. Após a divulgação das imagens, o tatuador Fábio Raposo se apresentou na 17ª DP (São Cristovão) no sábado (8) e confirmou à polícia ter passado o rojão ao homem que acendeu o artefato que atingiu o cinegrafista.

O rapaz disse, em depoimento, não conhecer o suspeito de lançar o rojão em meio à manifestação.

No domingo (9), após ter o mandado de prisão expedido pela Justiça do Rio, Fábio Raposo foi detido em casa e levado para a cadeia pública de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

A polícia pedirá que seja feito um retrato-falado na tentativa de identificar e localizar o responsável.
 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.