Violência

Incêndio criminoso em associação cigana na Suécia

A comissão independente que elaborou o relatório concluiu que os esforços para combater o racismo têm sido insuficientes

Por AFP
Publicado em 06 de fevereiro de 2015 | 16:26
 
 

Uma associação cigana sofreu um incêndio de origem criminosa na madrugada desta sexta-feira em Malmo (Suécia), informou a polícia, no mesmo dia em que um relatório sobre a discriminação contra essa minoria é divulgado.

"Dois frascos com líquido inflamável foram lançados através das janelas" da associação, informou a polícia local em um comunicado. "Houve um pequeno incêndio, mas foi controlado por uma pessoa que estava no imóvel", que logo chamou a polícia pouco depois da meia-noite.

Não houve feridos no ataque, que ocorre um mês após vários incêndios a mesquitas em todo o país. A polícia acredita que pelo menos dois deles tenham sido criminosos.

"Todos estes incidentes são sérios" e "podem ser considerados como crimes racistas ou algo semelhante", disse um porta-voz da polícia, Peter Martin, à rádio pública SR.

Nesta sexta-feira, o governo divulgou um relatório sobre a discriminação sofrida pelos ciganos, uma das cinco minorias reconhecidas no país, junto com os judeus, os samis (comunidade indígena do norte) e dois grupos de língua finlandesa.

A comissão independente que elaborou o relatório concluiu que os esforços para combater o racismo têm sido insuficientes.