Oriente Médio

Itamaraty divulga nota em apoio a plano de Trump

Um dia após proposta de presidente dos EUA, Israel reforçou segurança na Cisjordânia e nas proximidades de Gaza

Qua, 29/01/20 - 22h03
Militar israelense prende palestino durante protesto na cidade velha de Jerusalém | Foto: AHMAD GHARABLI/AFP

Ouça a notícia

O Ministério das Relações Exteriores viu com bons olhos o plano divulgado anteontem pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para a convivência pacífica entre Israel e a Palestina.

Em nota publicada nesta quarta-feira no site do Itamaraty, o governo brasileiro disse que o plano de Trump é “realista” e “ambicioso”, além de “compatível com os princípios constitucionais que regem a atuação externa do Brasil”.

“O governo brasileiro saúda o plano de paz e prosperidade, apresentado ontem (terça-feira) pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que configura uma visão promissora para, após mais de sete décadas de esforços infrutíferos, retomar o caminho rumo à tão desejada solução do conflito israelense-palestino”, abre a nota do Itamaraty, que vê no documento uma “iniciativa valiosa” que “permite vislumbrar a esperança de uma paz sólida”.

Cisjordânia

O Exército israelense reforçou sua presença na Cisjordânia e nas proximidades de Gaza nesta quarta-feira, um dia depois do anúncio do plano de paz proposto por Donald Trump para o Oriente Médio. Embora a iniciativa americana tenha sido aceita de forma positiva por Israel, na Palestina tem profunda rejeição. 

À noite, pouco depois do anúncio sobre os reforços militares, foi registrado o disparo de um míssil contra Israel procedente da Faixa de Gaza, segundo informações do Exército israelense. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.