Venezuela

Maduro abandona negociação com oposição após sanções dos EUA

Equipe está Barbados e se preparava para seguir o diálogo nos próximos dias com os representantes de Guaidó

Por Folhapress
Publicado em 07 de agosto de 2019 | 22:54
 
 
Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil

O ministro da Comunicação da Venezuela, Jorge Rodríguez, um dos homens-fortes da ditadura de Nicolás Maduro e chefe da delegação que vinha dialogando com a oposição venezuelana em Barbados, divulgou na noite de quarta-feira (7) um comunicado afirmando que o regime não comparecerá às reuniões marcadas para esta semana, nas próximas quinta (8) e sexta (9).

A justificativa foi "a brutal agressão perpetrada de maneira continuada e maliciosa por parte da administração Trump contra a Venezuela, que inclui o bloqueio ilegal de nossas atividades econômicas, comerciais e financeiras". 

O comunicado ainda diz: "Ao mesmo tempo, os venezuelanos notamos com profunda indignação que o chefe da delegação da oposição, Juan Guaidó, celebra, promove e apoia essas ações lesivas contra a soberania de nosso país, e dos direitos humanos mais elementares de seus habitantes".

A equipe chefiada por Rodríguez se encontra em Barbados e se preparava para seguir o diálogo nos próximos dias com os representantes de Guaidó, membros da Assembleia Nacional, de maioria opositora. 

As conversas têm mediação da Noruega.
Em discurso mais cedo, Maduro disse ainda, com relação às sanções dos EUA, que "estamos preparados para essa batalha e a Venezuela irá superar essas agressões, esses bloqueios".