VIDA LONGA

Mais velho do mundo, venezuelano completará 113 anos nesta sexta-feira

Juan Vicente Mora entrou para o Guinness World Records e desfruta de boa saúde e de uma xícara de forte licor aguardente todos os dias

Por Agência
Publicado em 26 de maio de 2022 | 12:57
 
 
O venezuelano Juan Vicente Mora, declarado a pessoa mais velha do mundo pelo Guinness World Records Foto: Divulgação/Guinness World Records

O venezuelano Juan Vicente Mora, declarado a pessoa mais velha do mundo pelo Guinness World Records na semana passada, completará 113 anos nesta sexta-feira (27).

Mora, que desfruta de boa saúde e de uma xícara de forte licor aguardente todos os dias, tem 41 netos, 18 bisnetos e 12 tataranetos, informou o Guinness em comunicado à imprensa.

Além da pressão arterial ligeiramente elevada e dos problemas auditivos devido à idade, Mora está muito bem de saúde e não toma medicação, disse Henrique Bujan, médico de uma clínica em San José de Bolívar, no estado venezuelano de Táchira.

"Ele parece totalmente bem", afirmou Bujan.

Mora se tornou a pessoa mais velha do mundo depois que Saturnino de la Fuente Garcia, nascido em 11 de fevereiro de 1909 na Espanha, morreu em janeiro com 112 anos e 341 dias. 

O terror do INSS 

No Brasil, há registro de um homem com idade superior a do venezuelano. O aposentado Andrelino Vieira da Silva, tem 121 anos, e mora em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana de Goiás. Nascido em 3 de fevereiro de 1901, Andrelino foi casado, teve sete filhos – dois quais cinco ainda são vivos – tem 13 netos, 16 bisnetos e um tataraneto. 

Apesar da idade avançada, o idoso é “lúcido e saudável”. Neste ano, ele comemorou o aniversário com uma festa temática “O terror do INSS”. No entanto, o Guinness World Records afirmou que não há solicitação para que Adrelino seja considerado a pessoa mais velha do mundo. (Agência Brasil)