narcotráfico

Mexicana é assassinada depois de fazer denúncias no Twitter

A jovem foi sequestrada no último dia 16 de outubro e seu corpo foi encontrado no dia seguinte; criminosos ainda trocaram a imagem do seu perfil na rede social por foto do corpo, em seguida a conta foi removida

Ter, 21/10/14 - 16h40
Maria trabalhava como médica e mandava as informações contra os carteis através de um serviço de denúncias anônimas, conhecido como “Valor por Tamaulipas” | Foto: Reprodução/Twitter

Jovem mexicana é sequestrada e depois assassinada por grupo envolvido com carteis da fronteira entre o México e os Estados Unidos, no último dia 17 de outubro. Criminosos ainda invadiram a conta do Twitter da jovem e trocaram a imagem de perfil pela foto do corpo. Mas, logo,  a conta foi removida.

Identificada depois como Maria Del Rosario Fuentes Rubio, ela usava uma conta no Twitter, com o nome de @Miut3, para fazer denúncias contra o narcotráfico e as atividades de cartel na região nordeste do México, no estado de Tamaulipas, próximo da divisa com o Texas (EUA).

Maria trabalhava como médica e mandava as informações contra as atividades de narcotráfico da região, através de um serviço, conhecido como “Valor por Tamaulipas”, que apura denúncias anônimas. 

No último dia 16, um mensagem foi postada no perfil usado por Maria, identificando a moça e indicando que ela estava sendo mantida sob o domínio dos criminosos. "Amigos e família, meu nome real é Maria Del Rosario Fuentes Rubio. Eu sou médica. Hoje minha vida chegou ao fim."

No mesmo dia, um usuário postou na rede social uma mensagem junto com uma foto da jovem, em que dizia que "jornalistas cidadãos devem permanecer em silêncio sobre Reynosa e "não cometer os mesmos erros".

Jornais americanos noticiaram o fato, afirmando que apesar de confirmado o sequestro da moça, as autoridades ainda não tinham  mais informações sobre o caso e a localização dos assassinos.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.