Egito

Navio encalhado em Suez: perfil explica o problema de maneira bem-humorada

Cargueiro de 400 metros de comprimento obrigou a suspensão da navegação na rota marítima que liga Europa e Ásia, e brasileiro reagiu com memes

Por Da Redação, com AFP
Publicado em 25 de março de 2021 | 12:11
 
 
Uma imagem divulgada pela Autoridade do Canal de Suez em 25 de março de 2021 mostra o MV Ever Give (Evergreen) Foto: Suez CANAL / AFP

Um navio cargueiro de 400 metros de comprimento e que pesa 220 mil toneladas, apelidado Ever Given, está encalhado em dos principais canais do mundo, o de Suez, no Egito - em uma das rotas comerciais marítimas mais movimentadas do mundo, entre a Europa e a Ásia, que permite não se ter de contornar outro continente, a África - desde essa quarta-feira (24). Mas o perfil de um brasileiro viralizou por mostrar os fatos, reais, de maneira bem-humorada e com muitos memes. 

Os mais de dez rebocadores mobilizados para ajudar na missão, por exemplo, são definidos como barquinhos - e realmente parecem ao serem comparados ao gigante que está encalhado. Também há deboches em relação ao tamanho da escavadeira que foi usada aparentemente para remover a terra do local em que uma parte da embarcação acabou batendo. Veja trechos do fio abaixo. 

 

COMO ACONTECE UM NEGÓCIO DESSES?

Muito azar e umas cagadas

Deu um blackout no sistema do barco enquanto cruzava o canal e rolou uma tempestade de areia com ventos super fortes

Como nós com nossas vidas, eles perderam totalmente o controlehttps://t.co/k4CUb7msLY

— Felipe Pacheco (@fepacheco) March 24, 2021

 

Uns 180 navios estão na fila da balada

O Egito deixa de ganhar mais ou menos 700 mil dólares por navio que não está passando por lá

Segundo a Bloomberg numa conta estranha, 9,6 bilhões de dóls em mercadorias passam por dia no canal, então imagina!

Essa festa virou um enterro

— Felipe Pacheco (@fepacheco) March 25, 2021

 

Esse barco Ever Given (tá escrito Evergreen pq é o nome da empresa) é um MONSTRO
400m de uma ponta a outra, 200 mil toneladas, e aguenta 20 MIL containers

E parece que deu um pau no sistema deles cruzando o canal e aí ele ficou bem assim:https://t.co/tqymWuGp7Z

— Felipe Pacheco (@fepacheco) March 24, 2021

Problema é sério

As operações para desencalhar o Ever Given, que tem bandeira do Panamá, seguem em andamento, e dezenas de navios aguardam para passar no Canal de Suez, que tem 164 quilômetros de extensão - o que pode causar até mesmo elevação dos preços de alguns produtos. A embarcação se dirigia para Roterdã procedente da Ásia e encalhou depois de ser levada por uma tempestade de areia, fenômeno comum no Egito nesta época do ano, que teria gerado um problema de visibilidade, quando acabava de cruzar a entrada sul do Canal de Suez.

Quase 19.000 navios passaram pelo Canal de Suez em 2020. Este canal é uma fonte de receita essencial para o Egito, com o qual arrecadou 5,61 bilhões de dólares em 2020.  Tal atraso pode ter consequências para o fluxo do tráfego marítimo em uma rota de navegação que concentra cerca de 10% do comércio marítimo internacional, segundo especialistas.