Decisão

ONU aprova retirada da maconha de lista de drogas consideradas mais perigosas

A reclassificação foi votada por 53 membros da ONU, e somou 27 votos a favor e 25 contra, além da abstenção da Ucrânia

Por Da Redação
Publicado em 02 de dezembro de 2020 | 16:57
 
 
Casal explicou aos militares que possuía uma plantação em casa modificada, fruto do cruzamento de várias espécies, para a obter plantas de maior qualidade e com um produto final com teor mais elevado de Cannabis Sativa Foto: Divulgação

A Comissão para Narcóticas das Nações Unidas (ONU) aprovou, nesta quarta-feira (2), a reclassificação da maconha e da resina derivada da cannabis, usada para fins medicinais, para uma lista que inclui substâncias menos perigosas. Ambas estavam classificadas como mais perigosas desde 1961, ao lado de outras drogas como heroína.

A reclassificação foi votada por 53 membros da ONU, e somou 27 votos a favor e 25 contra, além da abstenção da Ucrânia. Os Estados Unidos e as nações europeias votaram a favor, em geral, enquanto países como China, Egito, Nigéria, Paquistão e Rússia se opuseram. As informações são do The New York Times.

Acredita-se que a mudança na classificação, no entanto, não terá impacto imediato no afrouxamento dos controles internacionais sobre a droga. Isso porque caada nação ainda será responsável sobre como classificar a cannabis. Porém, defensores da mudança nas políticas de drogas ouvidos pela mídia norte-americana enxergam a reclassificação como positiva, já que muitos países buscam orientação sobre como agir durante as convenções globais.