Efeito

Preço do petróleo dispara após Trump dizer que Irã 'cometeu um grande erro'

Já em alta, o barril de WTI acentuou em Nova York seu aumento em 6,3%, a 57,13 dólares

Qui, 20/06/19 - 15h13
Donald Trump | Foto: MANDEL NGAN / AFP

Ouça a notícia

O preço do petróleo disparou nesta quinta-feira depois que o presidente americano, Donald Trump, disse que Teerã "cometeu um erro muito grande" ao derrubar um drone americano.

Já em alta, o barril de WTI acentuou em Nova York seu aumento em 6,3%, a 57,13 dólares, às 15h05 GMT, enquanto em Londres o Brent subia 4,66%, a 64,69 dólares.

Entenda o caso

O Irã anunciou nesta quinta a derrubada de "um drone espião americano" que teria violado o seu espaço aéreo, advertindo que suas fronteiras constituem uma "linha vermelha", em um contexto de tensão crescente no Golfo, que faz temer a explosão de um conflito aberto entre os Estados Unidos e a república islâmica.

O aparelho, um modelo Global Hawk da fabricante americana Northrop Grumman, foi derrubado às 4h05 locais no sul do Irã, segundo um comunicado dos Guardiões da Revolução, exército ideológico iraniano.

O drone foi atingido por um míssil da força aeroespacial dos Guardiões sobre o Mar de Omã, "após violar o espaço aéreo iraniano", assinala o texto.

Washington confirmou a derrubada do drone, mas negou que tenha violado o espaço aéreo iraniano. "Trata-se de um ataque injustificado a um aparelho de vigilância americano no espaço aéreo internacional", denunciou Bill Urban, porta-voz da Marinha americana no Pentágono. (Com Agence France-Presse)

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.