Covid

Tribunal dos EUA suspende vacinação obrigatória imposta às empresas

Funcionários de empresas com mais de cem trabalhadores que não se vacinassem seriam submetidos a testes de Covid regulares e obrigatórios

Sáb, 06/11/21 - 17h47
Vacinação obrigatória contra Covid em empresas com mais de cem funcionários suspensa pela Justiça dos EUA | Foto: JEFF KOWALSKY / AFP

Um tribunal federal de apelações dos Estados Unidos suspendeu neste sábado (6) a obrigação de vacinar contra a Covid-19 os funcionários de empresas com mais de 100 pessoas, determinada pelo governo de Joe Biden, enquanto examina possíveis "problemas constitucionais graves". 

A medida do presidente dos Estados Unidos exige que dezenas de milhões de funcionários sejam vacinados antes do dia 4 de janeiro, sob pena de terem que se submeter a exames muito regulares. 

Anunciada em meados de setembro, foi adotada esta semana pelo governo e imediatamente contestada na Justiça, em particular pelo estado do Texas, controlado pelos republicanos, que se opõe a qualquer obrigação de vacinação para combater a pandemia do coronavírus. 

Trata-se de um grande revés para Joe Biden, que acaba de obter sua primeira grande vitória legislativa com a aprovação no Congresso, na sexta-feira, de seu plano de investimento em infraestrutura.

Em sua decisão, o tribunal federal de apelações do Texas decidiu que os demandantes "apresentaram argumentos que sugerem que há sérios problemas constitucionais e procedimentais" no texto do governo. 

Portanto, a medida está "suspensa" enquanto se aguarda a apreciação do mérito pelo tribunal. 

"Seremos capazes de contestar o abuso de poder inconstitucional de Biden no tribunal", comentou o governador conservador do Texas, Greg Abbott, no Twitter.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.