Nos EUA

Trump: a partir de agora os Estados Unidos vêm em primeiro lugar

Estamos transferindo o poder de Washington para o povo, disse o presidente republicano em um dos momentos do discurso de posse

Por Da Redação
Publicado em 20 de janeiro de 2017 | 15:43
 
 
"A partir deste dia, uma nova visão governará nossa pátria", disse o presidente americano JIM BOURG POOL / AFP

WASHINGTON, EUA. O “outsider” multimilionário Donald Trump prestou juramento nesta sexta-feira (20) como o 45° presidente dos Estados Unidos e anunciou, em seu discurso inaugural, marcado por um forte tom protecionista, que todas as decisões de Washington serão orientadas a priorizar o país.

“A partir deste dia, uma nova visão governará nossa pátria. A partir deste dia, os Estados Unidos vêm em primeiro lugar”, disse Trump no discurso de 20 minutos.

O altivo ex-astro de reality show, sem qualquer experiência política, tomou as rédeas da primeira potência mundial das mãos do democrata Barack Obama.

Trump, que pretende deportar milhões de imigrantes e construir um muro nos 3.200 km de fronteira com o México, também enumerou “duas regras simples: compre (produtos) americanos e empregue (funcionários) americanos”.

“Defendemos as fronteiras de outros países, enquanto nos negamos a defender as nossas (...). Devemos proteger nossas fronteiras dos estragos de outros países que fabricam nossos produtos, roubam nossas empresas e destroem nossos empregos”, acrescentou.

Na cerimônia de posse, celebrada nas escadarias em frente ao Capitólio, sede do Congresso americano, também prestou juramento mais cedo o novo vice-presidente, Mike Pence. A vitória de Trump, que deixou o planeta atônito, está ancorada sobretudo nos votos de uma classe trabalhadora branca, que desconfia dos políticos tradicionais e que sente que a globalização a prejudicou, transferindo empregos do México à China.

Os aliados tradicionais dos Estados Unidos observam o magnata imobiliário nova-iorquino com inquietação: após uma campanha dividida, o republicano Trump, 70, chega à Casa Branca com a menor popularidade de um novo presidente em 40 anos.

A capital do país foi tomada por dezenas de milhares de simpatizantes e opositores de Trump. Os atos de investidura começaram com uma cerimônia religiosa na pequena igreja episcopal de Saint John, de onde Trump e sua terceira esposa, Melania, uma ex-modelo de 46 anos nascida na Eslovênia, chegaram à Casa Branca.

Obama e sua esposa, Michelle, os aguardavam de pé na porta, ela com um elegante vestido vermelho longo. Melania, de vestido azul-celeste Ralph Lauren ao estilo de Jackie Kennedy, entregou um presente a eles.

Na escadaria do Congresso, Trump prestou juramento ao meio-dia local (15h de Brasília) sobre duas Bíblias: uma presenteada a ele por sua mãe, em 1955, e a de Abraham Lincoln, que lutou pela abolição da escravidão, também utilizada por Obama há quatro anos.

Foram observados atentamente por três ex-presidentes: Jimmy Carter, George W. Bush e Bill Clinton. A esposa de Bill, Hillary, que perdeu a eleição para Trump, também esteve presente.
Os líderes do planeta se perguntam sobre como interpretar suas declarações, desmentidas muitas vezes por seus futuros ministros.

O gabinete de Trump é o mais branco e o mais rico em décadas. Inclui apenas um negro e, pela primeira vez em quase 30 anos, nenhum hispânico, o que lhe valeu fortes críticas da primeira minoria do país, com mais de 55 milhões de pessoas (17% da população).


Frases de Trump

“Não estamos simplesmente transferindo poder de um governo para o outro, ou de um partido para o outro – mas estamos transferindo poder de Washington D.C. e dando-o de volta para vocês, o povo americano.”

“20 de janeiro de 2017 será lembrado como o dia em que o povo se tornou soberano desta nação de novo. Os homens e as mulheres esquecidos do nosso país nunca mais serão esquecidos.”
“De hoje em diante, uma nova visão vai governar nosso país. Deste momento em diante, será apenas a América primeiro. América primeiro.”

“Vamos reforçar nossas antigas alianças e formar novas – e unir o mundo civilizado contra o terrorismo islâmico radical, que vamos erradicar completamente da face da Terra.”