Relações internacionais

Trump oficializa indicação do Brasil como aliado importante extra-Otan

Na prática, status traz algumas facilidades para o País na aquisição de equipamentos e de tecnologia militares dos EUA

Qua, 31/07/19 - 23h06
Preço do petróleo disparou após Trump dizer que Irã cometeu erro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou na noite desta quarta-feira, 31, a indicação do Brasil como aliado importante extra-Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Trump havia indicado que pretendia nomear o Brasil como aliado importante extra-Otan durante a visita do presidente Jair Bolsonaro a Washington, em março.

Em maio, a Casa Branca afirmou que a designação ocorreria em reconhecimento aos compromissos do governo brasileiro de aumentar a cooperação em defesa com os EUA e em reconhecimento ao interesse americano em aprofundar a coordenação de defesa com o Brasil.

Na prática, o status traz algumas facilidades para o País na aquisição de equipamentos e de tecnologia militares dos EUA. Outros 16 países também são designados como aliados importantes extra-Otan - caso da Austrália, da Coreia do Sul, do Japão e da Argentina. O Brasil é o primeiro país indicado por Trump a adquirir o status.

Comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Leia mais
LEIA MAIS
Rússia
Casa Branca
Acidente de trabalho
Vítima
Furacão
Discurso ideológico
Pacto
Capítulos do rio Doce
EUA
Rio de Janeiro