Balanço

Estrutura da UPA Norte é elogiada pelos betinenses

Mais de 300 pacientes foram atendidos no 1º dia em que a unidade foi aberta

PUBLICADO EM 13/06/19 - 20h31

Depois de sete anos de espera, os moradores de Betim já começaram a ser atendidos, na quarta-feira (12), na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Norte. Somente no primeiro dia de funcionamento da unidade, segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram feitos 343 atendimentos, sendo 213 de clínica médica, 110 de pediatria e 20 cirurgias. 

E os usuários que passaram por lá elogiaram a estrutura e a agilidade no atendimento na nova UPA. Foi o caso de Débora Cristina Gomes Duarte, moradora do bairro Jardim Petrópolis. “Fui muito bem tratada desde a recepção até a consulta, e o atendimento não demorou. Entrei na UPA preocupada e saí mais tranquila, com o problema do meu filho resolvido”, afirmou.

O vigilante José Divino também aprovou. “Chegamos aqui na UPA por volta das 10h40 e, pouco depois das 11h, já fomos atendidos. Está tudo muito bem organizado, e o atendimento que tivemos foi excelente. Espero que continue assim”. 

A abertura da UPA Norte é considerada um marco para a saúde de Betim. Isso porque, apesar de ter sido entregue em 2012, a unidade, que fica no bairro Bom Retiro, nunca funcionou. Na UPA foram gastos mais de R$ 4 milhões pelas gestões passadas e, por ter sido abandonado, até 2016, o prédio foi depredado. 

Após assumir a prefeitura em 2017, o prefeito Vittorio Medioli colocou o funcionamento da UPA Norte como uma de suas prioridades. E, no último domingo (9), a prefeitura entregou para a população uma unidade mais moderna e com maior capacidade de atendimento, que pode receber até 13.500 pacientes por mês, o que ampliará em 58% a assistência de urgência. 

Com isso, a UPA Norte está absorvendo os atendimentos que eram realizados pela UPA Sete de Setembro, cujo espaço físico foi considerado pelo Ministério Público inadequado para o pronto-atendimento.

comentários (2)

Guaxinim do Sri Lanka
Parabéns Prefeito Vitório Medioli. Mostra para os concorrentes como é que se trabalha. Continue assim. Vc sera o meu candidato ao governo. Pq no Pinóquio não voto nunca mais...
0 0 Denunciar
7:01 PM Jun 17, 2019

Antonio Leite
Uma excelência em tudo, a Unidade de Pronto-Atendimento - UPA-Norte, inaugurada no domingo e que já está cuidando da saúde de centenas de pessoas. Breve, se Deus, o tão almejado Centro-Materno Infantil, cujas obras estão aceleradas, será entregue à população. Parabéns, prefeito Vittório Medioli e toda equipe.
4 0 Denunciar
11:49 AM Jun 14, 2019

LEIA MAIS
Fatalidade
Um ano depois
Saúde
Negócios
Alerta
Betim
Em Betim
Oficial