Saúde

Luta contra a Aids terá blitz educativa na próxima terça (1º)

A ação faz parte da jornada da Diversidade LGBTQIA+ e terá a presença da Banda Nossa Senhora do Carmo

Qui, 26/11/20 - 21h52
Número de testes rápidos em Betim caiu durante a pandemia
audima

A Prevenção contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é assunto importante nos 365 dias do ano. No entanto, na próxima terça-feira (1º), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Prefeitura de Betim, por meio do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, e com o apoio de empresários locais, fará uma blitz educativa e de prevenção a essas doenças, a partir das 17h, na Praça do Encontro, na região Central. A ação faz parte da jornada da Diversidade LGBTQIA+ e terá a presença da Banda Nossa Senhora do Carmo. O objetivo é desconstruir a ideia de que o vírus escolhe quem ele contamina.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a outubro de 2020, foram registrados 71 casos de Aids em Betim, 37% a menos do que em 2019, quando houve 113 notificações. Apesar da queda, a referência técnica do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, Yara Drumond, alerta que os dados podem estar subnotificados, já que houve também uma redução da testagem rápida da doença neste período, em função da pandemia.

“Tem existido uma banalização da doença, por ela ter se tornado crônica. Porém, as pessoas se esquecem que, apesar de haver tratamento, a Aids e o HIV demandam muitos cuidados. As pessoas infectadas têm que tomar muitos medicamentos, o que podem causar efeitos colaterais, e têm que frequentar de forma constante o médico”, alertou Yara.

Comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
LEIA MAIS
Violência
Oportunidade
Combate à pandemia
Sepa
Flagrante
Pandemia
Levantamento
Saúde