A Prevenção contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é assunto importante nos 365 dias do ano. No entanto, na próxima terça-feira (1º), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Prefeitura de Betim, por meio do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, e com o apoio de empresários locais, fará uma blitz educativa e de prevenção a essas doenças, a partir das 17h, na Praça do Encontro, na região Central. A ação faz parte da jornada da Diversidade LGBTQIA+ e terá a presença da Banda Nossa Senhora do Carmo. O objetivo é desconstruir a ideia de que o vírus escolhe quem ele contamina.
Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a outubro de 2020, foram registrados 71 casos de Aids em Betim, 37% a menos do que em 2019, quando houve 113 notificações. Apesar da queda, a referência técnica do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, Yara Drumond, alerta que os dados podem estar subnotificados, já que houve também uma redução da testagem rápida da doença neste período, em função da pandemia.
“Tem existido uma banalização da doença, por ela ter se tornado crônica. Porém, as pessoas se esquecem que, apesar de haver tratamento, a Aids e o HIV demandam muitos cuidados. As pessoas infectadas têm que tomar muitos medicamentos, o que podem causar efeitos colaterais, e têm que frequentar de forma constante o médico”, alertou Yara.
Comentários