BR-381

PRF apreende veículo com carga de 141 animais silvestres em Betim

Pássaros e jabutis estavam dentro de caixas e bolsas de lona, sem nenhum tipo de ventilação; homem assumiu que venderia os animais em São Paulo

Publicado em 22 de janeiro de 2020 | 12:27

 
 
normal

Durante uma fiscalização de rotina no km 502, da BR-381, em Betim, na região metropolitana de BH, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou, na manhã desta quarta-feira (22), 141 animais silvestres, transportados de forma irregular em uma van com placa de Várzea do Poço, no Sul da Bahia.

De acordo com o policial rodoviário Adailson Silva, a abordagem de rotina foi realizada, sendo identificados quatro passageiros. Porém, durante uma vistoria no interior do veículo os animais foram encontrados em diversas caixas e bolsas de lona, que estavam entre as poltronas, sem nenhum tipo de ventilação. “O proprietário da van, que também assumiu ser o responsável pela carga, afirmou que já estava na estrada há mais de 14h e tinha como destino a cidade de São Vicente, em São Paulo, onde os animais seriam comercializados”, revelou.

Tanto os animais quanto o veículo apreendido foram encaminhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Belo Horizonte. Os autores, condutor e proprietário do veículo, foram autuados pelo órgão e assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). “Os jabutis estão na lista de animais ameaçados e, por isso, a multa prevista por lei é de R$ 5 mil por animal. Já para as aves não ameaçadas o valor estipulado é de R$ 500 cada”, afirmou o agente ambiental federal, Gustavo Castro Ataíde.