Investimento

Tecnologia proporciona salto na qualidade do ensino

Prefeitura de Betim está implantando internet banda larga nas 69 escolas da rede municipal

PUBLICADO EM 17/04/19 - 19h40

Com investimentos em tecnologia, a prefeitura está dando mais um passo para elevar a qualidade da educação. Uma das medidas é a implantação de internet banda larga nas 69 escolas municipais da cidade, beneficiando mais de 40 mil alunos. Somente para os serviços de instalação de cabeamento e roteadores foram investidos R$ 329,3 mil, sem contar a aquisição dos computadores.

A ação faz parte do programa federal “Inovação Educação Conectada”, que auxilia no trabalho pedagógico das escolas. Com isso, alunos e professores têm a internet disponível para melhorar o aprendizado, com a instalação de programas e jogos sobre as disciplinas nos computadores. Sessenta e cinco escolas já têm salas de informática em funcionamento, e em outras quatro instituições o processo de estruturação está em andamento. A meta também é levar a internet banda larga para os centros infantis municipais. 

"O recurso tecnológico nas escolas auxilia no desenvolvimento individual e coletivo dos alunos, habilitando as crianças a encontrar suas habilidades e a sanar as suas dúvidas, buscando o melhor resultado de todos os conteúdos pedagógicos. É fundamental a tecnologia dentro das escolas, pois muitas crianças não têm acesso em casa", afirmou a professora Camila Abranches.

Os alunos usam tablets para aprender na Escola Municipal Maria Mourici, no bairro Guanabara, que adquiriu 31 aparelhos. “O resultado pedagógico foi significativo, pois há mais envolvimento do aluno”, disse a diretora Juliana Silva.

Câmeras de segurança
Outro investimento feito pela prefeitura foi a instalação de câmeras de monitoramento em todas as escolas municipais. As instituições agora contam com sistema de alarme e câmeras em locais estratégicos para proteger o patrimônio público e garantir mais segurança a servidores e estudantes. Todos os equipamentos gravam imagens 24 horas por dia. Para isso, o município investe R$ 36 mil por mês. 

A Escola Municipal Antônio D’Assis Martins já contava com as câmeras. “Conseguimos observar que os alunos ficaram mais conscientes. Evitamos ainda depredação dos nossos espaços”, destacou a diretora Jurciléia da Silva.

comentários (1)

Esteves
Otimo investimento pq Internet ajuda muito nos trabalhos escolares.
1 0 Denunciar
9:37 PM Apr 17, 2019

LEIA MAIS
Bairro São Jorge
Saúde
Legalidade
Saúde
Política
Segurança
Amador
PVE/Ramacrisna