Cerveja é Cultura

Mineiros se destacam em Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas
Publicado em: Seg, 20/05/19 - 13h37

Com o mercado cervejeiro em expansão em todo o país, é cada vez mais comum ouvir falar sobre o sommelier de cerveja (ou beer sommelier). A profissão, que exige amplo conhecimento sobre a bebida, desde a produção até a venda, possui seu próprio campeonato brasileiro que busca identificar os melhores do ramo do “serviço da cerveja” e valorizar o profissional. 

E, na disputa mais recente, realizada pelo Instituto da Cerveja Brasil, dois beer sommeliers mineiros chegaram à semifinal, em maio, e ficaram entre os 45 melhores do Brasil.

Um dos semifinalistas foi Heitor Silva, que atualmente é embaixador da Krug Bier. “Venho (re)apreendendo nos últimos cinco anos, que desafiar meus próprios limites antes de competir com outros concorrentes é o que verdadeiramente me motiva e me impulsiona. E estar entre os 45 do ranking nacional é, para mim, motivo de muita satisfação e me traz mais confiança para seguir trabalhando firme e acreditando nos meus princípios pessoais e técnicos”, afirma.

Segundo Silva a profissão ainda tem muito que amadurecer em nível nacional. “Muitas pessoas confundem o trabalho do sommelier de cervejas como hobby, quando, na verdade, é uma ocupação normal, como qualquer outra que demanda conhecimento técnico, capacidade executiva, muita ralação e comprometimento com resultados. Isso infelizmente traz ao segmento uma falsa sensação de glamour, que aliás está longe de ser a realidade”, lamenta. 

Quem tambem se destacou no Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas foi Leo Nascimento, nascido em Diamantina e sócio da cervejaria Dos Caras, que agora atua em Portugal. “É realmente muito gratificante. Ainda mais em épocas que a autopromoção e a conquista de likes são mais valorizadas do que o saber em si. Conseguir essa colocação em um campeonato de uma instituição séria, concorrendo com pessoas sérias e estudiosas, demonstra que estou no caminho certo”, salienta ele. 

Nascimento também é da opinião de que a profissão ainda tem muito o que se desenvolver. “A maioria dos empreendimentos ainda não percebeu o quanto podem incrementar suas vendas e melhorar a relação com o consumidor com a presença desse profissional. Mas acredito que neste momento é um caminho a ser desbravado para conscientizar o mercado das vantagens desse profissional”, pontua.

Confira um breve currículo dos profissionais

Heitor Silva é Sommelier de Cervejas certificado pela Associação Brasileira de Sommeliers de Cervejas (ABS-MG e ABS-SP), pelo Instituto da Cerveja Brasil – ICB – e com chancela internacional da Association de La Sommellerie Internationale. Também possui o título de Mestre em Estilos de Cervejas (pelo mesmo ICB em São Paulo).

Leo Nascimento é gastrônomo pela faculdade Estácio, Sommelier de Cervejas formado também pela Associação Brasileira de Sommeliers de Cerveja (ABS-MG) e pela Doemens Akademie (Alemanha). É também pós-graduado em Tecnologia Cervejeira pelo Centro Universitário UNI-BH, Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja (ICB) e juiz internacional certificado pelo BJCP, entre outras realizações.

Comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
LEIA MAIS
Beer craft
Cerveja é Cultura
Ourobier
Inovação
Cerveja é Cultura
Debate
Festival
Leia mais