Conexão RH

Liderança precisa ser simples
Publicado em: Qui, 28/03/19 - 03h00
Na competitividade inerente ao mundo corporativo, saber como agir e chamar a atenção do chefe de maneira positiva é fundamental

No mundo atual, será que a grande maioria das pessoas conseguiria acordar e não ter o celular para se comunicar? Voltaria a usar máquina de escrever e pager e enviar mensagens via fax? Suportaria não transmitir imediatamente aquele recado urgente, pois o outro não estaria ao alcance de um telefone fixo? E para conferir os seus recados, você checaria sua secretária eletrônica?

Deveria ser simples assim: temos a tecnologia a nosso favor e ela vai tirar cada vez mais o robô de dentro de nós. Vamos parar de fazer aquelas coisas chatas e repetitivas e usaremos a nossa capacidade criativa para resolver problemas e nos conectar com pessoas. A era digital está revolucionando as formas de viver, trabalhar e se relacionar.

A economia é criativa, as empresas são líquidas e os talentos são atraídos por propósitos. Liderança não tem mais a ver com o organograma, mas com a capacidade do líder em saber simplificar e descomplicar relações e processos. Porém, simplicidade dá trabalho, pode incomodar as pessoas que estão prontas para colocar dificuldades em tudo que queremos mudar. A simplicidade tira as pessoas da zona de conforto, notadamente aquelas que preferem dizer: “Sempre funcionou assim!”.

Um líder que sabe simplificar irá conseguir estimular nas pessoas que elas sejam a melhor versão de si mesmas, para que utilizem o seu tempo, que é o que cada um tem de mais valioso, para se dedicarem àquilo que realmente importa, fazendo com que se sintam mais felizes e produtivas.

As pessoas precisam buscar o porquê na vida pessoal e na jornada profissional, ou seja, o verdadeiro significado de se sentirem apaixonadas e motivadas a acordarem às segundas-feiras e chegarem ao trabalho, mas com qualidade de tempo para aproveitarem a família e os amigos, momento de reenergização.

São pessoas assim que todo empresário de sucesso deseja para sua empresa. Querem que os colaboradores vistam a camisa da empresa, mas será que essa camisa está apertada ou grande demais? Tudo vai depender da cadeira, do perfil que a empresa deseja, para que a pessoa certa ocupe o cargo desejado. O líder deve saber tratar cada um como se ele fosse único.

O líder vocacionado continua tendo metas ousadas e é focado em resultados, mas ele sabe como ninguém que o bem mais valioso são as pessoas. O ouro são as pessoas!

Precisamos estar conectados e das interações cara a cara, de conversas francas, para exercitarmos o que é ser empático e altruísta. Desejamos as relações simples e leves, que façam bem à nossa saúde, para fortalecermos nossos laços de amizade, confiança, lealdade e amor verdadeiro. Quando temos muito do eu e pouco do nós, nos tornamos vulneráveis e profundamente solitários.

Faça um exercício: ao encontrar na palavra o prefixo “auto”, substitua por “outro”. No lugar de autoajuda, ajuda ao outro, autoestima, estima ao outro... Como necessitamos das conexões com os outros!

Liderar não é estar só no comando. É saber cuidar das pessoas que estão sob o seu comando.

Mas, se você não se cuidar, nada acontecerá e produzirá efeito para o próximo. Para isso, você precisa também se conhecer! Conhecer os seus pontos fortes, o que você quer, o que não deseja e qual o porquê para seguir em frente. Gostar de você e estar atento à sua jornada de vida, autoconhecimento para conhecer o outro.

O mundo nunca foi tão tecnológico e jamais precisamos tanto das relações humanas simples e leves, gente que gosta de gente, que toca os nossos corações, que nos provoque emoções saudáveis para seguirmos em frente e nunca perdermos a coragem e a vontade para fazer acontecer. Com ética e muita inspiração!

Eliane Ramos é presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Minas Gerais (ABRH-MG)

(15) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Antônio Jair 3:35 PM Mar 28, 2019
“Quem lê, sabe. Quem sabe tem a informação. Quem tem a informação possui o Poder. Quem tem o Poder é quem manda.” Autoria desconhecida
0
Denunciar

Antônio Jair 3:34 PM Mar 28, 2019
“Não há tempo, tão breve é a vida, para discussões, desculpas, amarguras, prestação de contas. Só há tempo para amar, e mesmo isso é só um instante.” Samuel Langhorne Clemens, ou só Mark Twain, (Flórida, Estado de Missouri, EUA, 30/11/1835 - Redding, Estado de Connecticut, EUA, 21/04/1910= 74 anos), foi um escritor romancista e humorista norte-americano.
0
Denunciar

Antônio Jair 3:32 PM Mar 28, 2019
Quando alguém te trata como se você fosse apenas 1 das muitas opções, ajude-o a restringir s/ escolha removendo-se d equação.Às vezes, tem q tentar ñ se importar, porque você pode significar quase nada p/ alguém q significa muito para você. Ñ é orgulho. É autorrespeito. Não espere ver mudanças positivas em s/ vida se você se cercar d pessoas negativas.Não dê tempo parcial às pessoas em tempo integral. Conheça o s/ valor e o q você tem p/ oferecer, e nunca aceite nada < do q merece. Marc Chernoff
0
Denunciar

Antônio Jair 3:27 PM Mar 28, 2019
Parabéns pela excelente crônica contemporânea que sua sapiência nos proporcionou. Infelizmente, grande parte dos leitores não entenderá sua excelente escrita, devido ao analfabetismo funcional. Se preocupam quase que exclusivamente só com "porcarias inúteis" pipocando nas redes sociais, e nunca têm ou terão tempo hábil para assimilarem ensinamentos profícuos e benéficos à sua elevação cultural (estudos específicos profissionalizantes), como esta crônica sabiamente propagou neste veículo.
0
Denunciar

Antônio Jair 2:34 PM Mar 28, 2019
6) A geração rasa=...Manus, tem-se uma geração que “trata tudo como descartável e que termina por ser, ela mesma, tão descartável quanto uma garrafa pet. Com a diferença de que a garrafa será reciclada e nós…Nós deixaremos algumas selfies como legado”.
0
Denunciar

Antônio Jair 2:33 PM Mar 28, 2019
5) A geração rasa=...de se ferrar, medo de viver de verdade. E, assim, perdem-se oportunidades de se experenciar tudo como realmente é, de se conhecerem as coisas e as pessoas como elas são, de se viverem grandes amores, grandes histórias, grandes aventuras de vida. Porque o medo de sofrer acovarda, apequena, tolhe, restringe, tornando-nos menos amados, menos sábios, menos gente. Como tão bem coloca a advogada, cronista e professora de Direito do Trabalho e de Direito Internacional, Ruth...
0
Denunciar

Antônio Jair 2:31 PM Mar 28, 2019
4)A geração rasa=...trouxermos para junto de nós, menos chances teremos de sermos passados para trás. Nesse contexto, nada é profundo, tudo é superficial e passageiro. Não se aprofundam conhecimentos, amizades, sensações, emoções, sentimentos, relacionamento algum. Nivela-se por baixo tudo o que há, sem que sejam alçados voos que ultrapassem a parca zona de conforto em que incomodamente nos acomodamos. Ninguém parece querer saber, ter, conhecer, amar mais do que o mínimo. Medo de sofrer, medo...
0
Denunciar

Antônio Jair 2:29 PM Mar 28, 2019
3) A geração rasa=...olhar fundo nos olhos de ninguém, sem acolher, sem aninhar nada nem ninguém dentro de seu coração. Aconselham-nos a não nos preocuparmos com as dores que não são nossas, com as preocupações de vidas outras, com o que acontece fora de nosso mundinho. A regra é somente oferecermos na medida do que nos oferecem, contendo qualquer vontade de se doar para além do que nos retornam. Fechar a guarda, fechar as portas e as janelas, fechar-se. Afinal, dizem, quanto menos pessoas...
0
Denunciar

Antônio Jair 2:28 PM Mar 28, 2019
2) A geração rasa=...que tornam tudo obsoleto de um dia para o outro. Descarta-se, assim, o que vier, desde objetos até pessoas. É proibido demorar-se demais em lugares, em sentimentos, sensações, em pessoas. Tudo vai embora, ou seja, se tudo termina, nada deve permanecer como apego. Nessa direção, apenas o superficial se permite, pois aprofundar-se trará, fatalmente, dor. Pessoas vão embora, sentimentos acabam, carinho morre, nada é para sempre, portanto, o caminho mais fácil é seguir sem...
0
Denunciar

Antônio Jair 2:28 PM Mar 28, 2019
1)A geração rasa=Marcel Camargo = Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como colunista, Supervisor de Ensino, e Professor universitário de Educação Básica == Não são poucos os textos que discorrem sobre o descompromisso emocional das novas gerações, no sentido de que a nova ordem dita o desapego como norte a guiar os passos de quem quiser ser feliz, e se livrar de decepções. Tudo está mais fácil, hoje, haja vista as quinquilharias tecnológicas...
0
Denunciar

Antônio Jair 2:25 PM Mar 28, 2019
“Somos a geração do raso, da água pelas canelas. Não mergulhamos fundo. Não sabemos o que é profundidade. Livros curtos, conversas rápidas. Fluidez. A gente acha que é rocha, mas a gente é gelo. E derrete, evapora, desaparece.” Ruth Manus, (São Paulo, 1988), advogada e professora de Direito do Trabalho e de Direito Internacional.Atualmente suas crônicas são publicadas nos jornais “O Estado de S. Paulo”, “Correio da Bahia’ e “Observador” de Lisboa, capital de Portugal.
0
Denunciar

Antônio Jair 2:23 PM Mar 28, 2019
“Eu desejo que os jovens percebam razoavelmente cedo que há tanto significado na vida, quando eles conseguem adicionar isso a ela, através de esforço e dedicação. Que a árdua tarefa de compor uma vida não pode ser reduzida a adicionar episódios agradáveis. A vida é maior que a soma de seus momentos.” Zygmunt Bauman, (Paznan, na Voivodia=Estado de Grande Polônia, na Polônia, 19/11/1925 – Leeds, no Condado=Estado de West Yorkshire, na Inglaterra, 09/01/2017 = 91 anos), foi um sociólogo polonês.
0
Denunciar

Antônio Jair 2:22 PM Mar 28, 2019
“Tem sido a cadeira de rodas a mais fiel companheira dos atos de imprudência da juventude sedada pelo álcool, e pela ausência de limites e de família.” Valéria Nunes de Almeida e Almeida, (Conchas/SP, 14/07/1970=48 anos), é professora, escritora, poetisa, cronista e administradora financeira.
0
Denunciar

Antônio Jair 2:21 PM Mar 28, 2019
“A Era Digital deveria ser uma incentivadora de ideias, e não uma produtora em série de robôs sentados diante da tela.” Valéria Nunes de Almeida e Almeida, (Conchas/SP, 14/07/1970=48 anos), é professora, escritora, poetisa, cronista e administradora financeira.
0
Denunciar

Antônio Jair 2:21 PM Mar 28, 2019
"Quando me falam para ter paciência com crianças super mimadas e adolescentes sem educação, afirmo, categoricamente, que a minha vontade é esbofetear os pais que, para suprir a falha de sua ausência, edificam os pequenos delinquentes para assumirem o irreversível papel dos grandes bandidos num futuro muito próximo." Valéria Nunes de Almeida e Almeida (Conchas/SP, 14/07/1970=48 anos), é professora, escritora, poetisa, cronista e administradora financeira.
0
Denunciar

LEIA MAIS
Leia mais