Sandra Starling

'Por falta de adeus, até logo...'
Publicado em: Qua, 01/05/19 - 03h00

Essa frase que escolhi para o título era comum em Diamantina, quando lá morei. As pessoas que se visitavam costumavam falar assim quando se despediam. Sempre entendi que essa era uma maneira muito carinhosa de dizer que sairiam, mas a qualquer hora poderiam ou gostariam de voltar. Aliás, por falar em Diamantina, foi lá que conheci minha grande amiga Corinha, que há dias foi para o céu... Quanta saudade!

Neste mês de maio faz 15 anos que escrevo em O TEMPO, mercê da acolhida generosa dos proprietários e da editoria de Opinião, além dos sempre gentis funcionários, que me explicavam como proceder nesta ou naquela situação e, até mesmo, claro, dos entregadores do jornal onde quer que eu solicitasse que me fosse enviado.

Quanto aos leitores, tenho-os em quantidade e qualidade a fazer-me eternamente honrada e muitíssimo grata, misturados de vez em quando àqueles que têm posição e ideias diametralmente opostas às que professo, razão por que recebi muito “puxão de orelha” e até desaforos. A alguns respondi quando vi que se tratava ou que pudesse tratar-se de mera incompreensão. A outros, pedi, encarecidamente, que não lessem meus artigos para não fazerem mal a si mesmos e para não me causarem o desconforto de ler o que reclamavam.

Ultimamente, no clima de ódio que se instalou no país – e que não é tão diferente assim do que ocorre no resto do mundo, a discordância subiu tantos decibéis que passaram a me incomodar. Por essa razão, amadureci a ideia de deixar de escrever. Posso usar blogs e confio na paciência do editor Victor de Almeida para, eventualmente, publicar texto sobre assunto que possa ser interessante. Como neste momento da vida nacional, em relação à decisão do capitão de diminuir as verbas, já tão precárias, da área de ciências humanas.

Sou formada em direito, com mestrado em ciência política, e lecionei sociologia anos e anos. Foi, porém, graças ao esforço autodidata em estudar filosofia que consegui colocar no lugar as informações de que dispunha para oferecê-las aos milhares de alunos que tive na UFMG, na PUC Coração Eucarístico e na PUC Contagem, e, juntos, aprendermos a entender melhor o mundo a que pertencemos. Recordo, inclusive, que os pré-socráticos, que se dedicavam a entender a natureza e a formação do universo, até esses eram “filósofos”. Portanto, mesmo a boa prática das chamadas “ciências exatas e da natureza” não prescinde de conhecimentos ligados ao comportamento humano, como inaugurou Sócrates e continuaram Aristóteles, Platão, santo Agostinho, são Tomás de Aquino até chegar a Rousseau, Hobbes, Locke e Marx... Gramsci também não faz mal conhecer, como não faz estudar Weber, Popper ou Mannheim. O saber não ocupa lugar e não prejudica ninguém.

O mal está em encher a cabeça de sandices e sair por aí tuitando bizarrices à luz de ensinamentos de astrólogos travestidos de filósofos. Então, por falta de adeus, amigos, até logo!

(27) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Nestor Martins Amaral Júnior 6:33 PM May 04, 2019
Geraldo Maia, você vê ideias esquerdistas como progressistas? O capitalismo caminha para a socialização do capital. Veja as "SA's" em que o empregado pode ser acionista da empresa que o emprega. Mas nada tem de esquerda. Governo socialista, sonho do esquerdista, não deu certo em lugar nenhum do mundo. Só serve para a cúpula, não raro corrupta que escraviza o povo. Veja o que Cuba fez com os médicos que vieram para o Brasil. Autênticas mercadorias (moedas de troca). Isso não presta.
0
Denunciar

Antônio Jair 11:11 AM May 03, 2019
“DEVE-SE AJUDAR SEU AMIGO EM SEUS EMPREENDIMENTOS, MAS NÃO EM SEUS CRIMES. DEVE-SE SER UM CONSELHEIRO E NÃO UM CONSPIRADOR; UM FIADOR, NÃO UM CÚMPLICE; UM COMPANHEIRO DE INFORTÚNIOS, SIM, POR ZEUS, MAS NÃO UM CONIVENTE NOS ERROS.” (Plutarco=“Como Distinguir o Bajulador do Amigo”). Colunista NUNCA seguiu esta regra profícua de vida, pois NUNCA admoestou, em crônicas, Lula, ex-terroristas Dilma/José Dirceu/Genoino/Pimentel, e nem petralha ALGUM que tantas maldades ocasionaram ao povo. LAMENTÁVEL.
1
Denunciar

Antônio Jair 11:03 AM May 03, 2019
Formada em Direito, mestra em Ciência Política e socióloga?Sra. Starling parece que se enquadra em: “O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”. Alvin Toffler, (Los Angeles, Califórnia, EUA, 04/10/1928=90 anos), um dos maiores pensadores de nosso tempo é escritor futurista doutorado em Letras/Leis/Ciência, com escritos sobre Revolução Digital/Revolução das Comunicações e singularidade tecnológica.
0
Denunciar

Antônio Jair 10:44 AM May 03, 2019
Quem apoia presidiário Lula (ladrão d dinheiro d povo, legalmente condenado por 4 magistrados, e c/ + 5 processos pela frente) e tb políticos seguidores da seita PT merece credibilidade?Estes alienados apoiam tb processados Pimentel, Gleisi Hoffmann, Dilma (processo p/ estourar=R$ 15.000.000,00 em propinas na compra da sucata da Refinaria d Pasadena no Texas), os quais tanto prejuízo têm causado aos cofres públicos em suas trágicas carreiras? Tenho q rir p/ ñ chorar por estas almas sem salvação.
1
Denunciar

Antônio Jair 10:44 AM May 03, 2019
3Josias d Souza–jornalista=Por + d 1 década, sob Lula/Dilma, o Brasil bateu palmas p/ maluquices dos autocratas de Caracas:Hugo Chávez/Nicolás Maduro. Nessa época, vigorava a diplomacia d empreiteiras, levadas à Venezuela c/ dinheiro barato d BNDES.Sobraram escândalos, calote no banco ‘companheiro’ e ruína q despeja venezuelanos como detritos no quintal d países vizinhos.Hoje, Bolsonaro limita-se a torcer passivamente por Guaidó.De positivo, por ora, apenas reiteração d ñ intervenção militar lá.
1
Denunciar

Antônio Jair 10:43 AM May 03, 2019
8) Josias de Souza=...diante d cenário q ferve na fronteira se auto converteu no espectador perplexo.Não há o que celebrar no Dia do Trabalhador no país em que desempregados/desalentados que já nem procuram emprego; e subocupados q gostariam d trabalhar mais já somam 28.300.000 pessoas.Quando essa legião de desafortunados é tratada com menosprezo a celebração se torna contrassenso.Bolsonaro diz q desemprego ñ é s/ culpa.Foi ruína produzida por Dilma q elevou tx d desemprego a 2 dígitos em 2016.
1
Denunciar

Antônio Jair 10:38 AM May 03, 2019
07) Josias de Souza=...o calote no banco companheiro (BNDES) e a ruína que despeja venezuelanos como detritos no quintal dos países vizinhos. As coisas hoje na Venezuela ficaram claras como água de bica: Nicolás Maduro é um ditador.O deputado Juan Guaidó encarna a democracia.No meio dos dois há uma economia em ruínas, uma população que passa fome e uma cúpula militar corrupta, que retarda o desfecho da crise, concedendo uma sobrevida ao ditador e reprimindo a sublevação pró-oposição.E o Brasil..
1
Denunciar

Antônio Jair 10:36 AM May 03, 2019
6) Josias de Souza=...Internacionais Mônica Valente. No caso do PT, o mais constrangedor é a ausência de um pedido de desculpas. Durante mais de uma década, sob Lula e Dilma Rousseff, o poder federal no Brasil bateu palmas para as maluquices de Hugo Chávez e Nicolás Maduro, os autocratas de Caracas.Fez pior: levou a Odebrecht para a Venezuela com dinheiro do BNDES.A diplomacia de empreitada resultou num calote companheiro que acabou no bolso do contribuinte brasileiro. Sobraram os escândalos,...
1
Denunciar

Antônio Jair 10:35 AM May 03, 2019
05) Josias de Souza=...líder na cadeia (Lula) e com um inimigo no Planalto (Bolsonaro), o PT enfiou-se em algo muito parecido com um buraco. A legenda podia celebrar o fato de que, pelo menos, ainda não havia terra em cima. Mas a nota sobre a Venezuela revela a existência de um plano secreto do petismo: a organização do próprio funeral. Assinam a nota do PT quatro coveiros: a presidente Gleisi Hoffmann; os líderes Humberto Costa (Senado) e Paulo Pimenta (Câmara) e a secretária de Relações...
1
Denunciar

Antônio Jair 10:34 AM May 03, 2019
4) Josias de Souza=...em consideração a vontade expressa no voto popular." Maduro foi reeleito em 2018 numa votação contestada e tisnada pelas fraudes. O pleito foi antecipado e os principais opositores do regime foram acomodados na cadeia. Diante dessa conjuntura, o PT precisa definir o que entende por "vontade popular". Refere-se aos anseios das urnas fraudadas ou ao desejo das ruas sublevadas e das legiões que fogem do inferno e buscam refúgio em países vizinhos?Sem rumo, com seu principal...
1
Denunciar

Antônio Jair 10:33 AM May 03, 2019
03) Josias de Souza=...especial produzido pelo Império nos estúdios de Hollywood? A certa altura, a nota do PT faz uma concessão à realidade, admitindo a existência de "problemas" na Venezuela. O texto não especifica as encrencas. Mas apresenta a solução: basta "levantar o embargo econômico internacional de que o país e, principalmente, sua população, são vítimas." Para que a coisa funcione, o PT ensina que "é importante que as forças democráticas busquem o caminho do diálogo e levem em...
1
Denunciar

Antônio Jair 10:31 AM May 03, 2019
2) Josias de Souza=...talvez seja fruto de alucinação coletiva.Para o PT, os golpistas "tentam há anos derrubar o governo democraticamente eleito do Partido Socialista Unido da Venezuela", a legenda de Maduro.Fracassam por causa do "apoio que o partido e seu governo têm junto às pessoas, após anos de políticas voltadas ao bem-estar da população e contrárias à exploração imperialista e das elites locais."A miséria, a hiperinflação, os milhões de venezuelanos fugindo do país…Tudo isso é efeito...
1
Denunciar

Antônio Jair 10:30 AM May 03, 2019
01) Josias de Souza=jornalista=Maduro é democrata e promove bem-estar? O PT sustenta em nota oficial que não há uma ditadura na Venezuela. Os blindados governistas que atropelaram manifestantes nas ruas de Caracas decerto são fruto de um complô de cenas irreais com as lentes das câmeras?O petismo avalia que houve uma "tentativa de golpe na Venezuela, levada a cabo pela oposição da direita golpista e antichavista." A corrupta cúpula militar q segura Maduro no Poder para salvar seus privilégios...
1
Denunciar

Antônio Jair 10:23 AM May 03, 2019
#Rick987 = Jair Bolsonaro perde tempo com um Congresso chantagista, felizmente minoria, uma oposição esquerdista SABOTADORA, que só quer PIOR ao País (PIOR de todos, Lula, legalmente preso em Curitiba), uma Mídia partidária ao extremo montando narrativas gerando escândalos (pré-fabricados/ideológicos). Essa mistura só aumenta sofrimento de quem só quer trabalhar, não se envolvendo na sandice Direita ou Esquerda que só atrasa País. Políticos e Mídia, cumpram só a obrigação e não sabotem o País.
1
Denunciar

Antônio Jair 10:15 AM May 03, 2019
LPN=Petistas/Petralhas e alienados apoiadores do PRESOdente de Curitiba, afinal quem foi que produziu esses 24.000.000 de desempregados? Com certeza Governo Bolsonaro de 4 meses é que não foi! Parem de serem caras de pau nas redes sociais e mentir...mentir!
1
Denunciar

Antônio Jair 10:14 AM May 03, 2019
#Carlos Junior=Muito difícil gerar empregos com tanta rapidez, foram mais de 20 anos sendo governados pela Esquerda (Sarney, FHC, LULA, DILMA), as bases para o crescimento estão sendo fincadas a duras penas, pois a turma do "QUANTO PIOR MELHOR" trabalha diuturnamente PARA DESCONSTRUIR...AVANTE BRASIL, AVANTE SR. BOLSONARO. O POVO ACREDITA EM VOCÊ!
1
Denunciar

Antônio Jair 9:57 AM May 03, 2019
Jair Bolsonaro, legalmente eleito Presidente do Brasil, que tem ojeriza a corruptos petistas e seus "cumpanhêrus": “Ela, ex-presidente Cristina Kirchner, era ligada a Dilma, Lula, Venezuela e Cuba. Se isso voltar, com toda a certeza, a Argentina vai entrar em uma situação semelhante à da Venezuela. Considero o risco representado pela ascensão de Kirchner mais importante do que o flagelo da resistência de Nicolás Maduro no Poder, pois a Argentina seria uma outra Venezuela aqui no fundo."
1
Denunciar

Antônio Jair 9:49 AM May 03, 2019
Acílio Lara Resende, jornalista, redator e advogado que já dirigiu o "Jornal do Brasil” em MG = Lula está preso e não sairá tão cedo, devido processos (mais 5) contra ele. Lula e seus acólitos, infelizmente não conseguiram, até hoje refletirem sobre o que fizeram de ruim ao país e a eles próprios (basta ler o que Lula disse em entrevista à “Folha de S.Paulo”, no último domingo). Consideram-se vítimas inocentes de tudo. Lula, à frente do seu grupo, posa como vítima eterna.
1
Denunciar

Antônio Jair 9:47 AM May 03, 2019
Nestor Martins Amaral J=Quem ñ percebeu para onde caminha Governo Bolsonaro ñ há como negar p/onde ele ñ caminha.Não caminha p/ a corrupção e nem na trajetória d impunidade ao crime organizado pelos altos escalões d 3 Poderes. Só isso basta para a esperança da salvação. Mas, não há como consertar em 4 meses o desastre de duas décadas de DESgovernos petistas. Não há como fazer o que precisa quando não se tem dinheiro. Bolsonaro recebeu um país quebrado. Primeiro passo está nas reformas propostas.
1
Denunciar

Antônio Jair 9:44 AM May 03, 2019
Vitor Bartu = Deixe de ser mau caráter, seu dever é informar CORRETAMENTE e não passar opinião própria. O País chegou ao ponto crítico por causa do PT e demais partidinhos de Esquerda, que sugaram e desviaram nosso dinheirão com apoio de vcs da Mídia Esquerda manipuladora!
1
Denunciar

Antônio Jair 9:32 AM May 03, 2019
Deixará d escrever?Alienada a menos q apoia PRESOdente Lula legalmente condenado por unanimidade até 3ª Instância (STJ).Escrever falácias?Melhor mesmo é sumir.Sociedade sadia agradece.Nunca escreveu sobre maldades d Lula/Dilma.Foram tb "expulsos" d colunas d jornal (talvez envergonhados por ñ aguentarem ler verdades incontestáveis em argumentos plausíveis q desmoronaram falácias descabidas Petralhas) PeTistas Helena d Oliveira/Raquel Faria/Leonardo Boff/Durval Ângelo.Faltam outras 2 colunistas.
1
Denunciar

Geraldo Maia 5:55 PM May 01, 2019
Que pena! Grande perda para os leitores. Esperando que continue escrevendo ainda que "esporadicamente". É triste que o jornal esteja perdendo articulistas progressistas e, espero, não ganhei mais direitistas, como, parece, estar ocorrendo!
12
Denunciar

Nestor Martins Amaral Júnior 12:53 PM May 01, 2019
5 – No início tais movimentos tiveram até apoio eclesiástico da parte de alguns religiosos. Mas, se regime autoritário como a ditadura cubana tivesse inspiração divina, Deus não nos teria dado o livre arbítrio. Esse é o ponto. Tanto que o povo oprimido por tais regimes tem tentado sair do mesmo e migrado para outras paragens. Finalizando, espero que a colunista nãos se afse de vez das páginas deste diário. Um abraço e até breve.
0
Denunciar

Nestor Martins Amaral Júnior 12:52 PM May 01, 2019
4 – No Brasil, grande parte daqueles perdedores está hoje nos três poderes da república, não raro pilhando o país, alguns já na cadeia. Os militares entraram e saíram do poder por aclamação popular, “Tradição Família e Propriedade” e “Diretas já”. Antigos presos políticos hoje políticos presos por corrupção e lavagem de dinheiro. Sempre enganaram o povo ao ponto de hoje se autolocarem defensores da democracia. Negam sua verdadeira causa, qual seja a ditadura do proletariado.
0
Denunciar

Nestor Martins Amaral Júnior 12:51 PM May 01, 2019
3 – A revolução cubana tentou expandir-se América Latina afora. Vários movimentos pipocaram como Tupamaros, FARC, MR8 dentre outros, todos eles tutelados por Cuba na busca da ditadura do proletariado. Felizmente todos eles foram abafados pelos militares com sucesso ainda que tenham cometido alguns excessos. Mas, hoje todos esses países são muito melhores que Cuba. Venceu a democracia. Essa é história que não é contada nas escolas.
0
Denunciar

Nestor Martins Amaral Júnior 12:51 PM May 01, 2019
2 – O que motiva o desenvolvimento pessoal e coletivo é a ambição. Pode ser boa ou má dependendo de como for orientada. Quando aplicada por déspotas resulta no governo socialista que só serve para a turma do comando. Esta mata a ambição do povo ao nivelá-lo por baixo. Por isso não deu certo em lugar nenhum do mundo. Contraia a natureza humana, portanto é desumana. Democracia alimenta o que o socialismo tolhe, qual seja o sonho. Quem não pode sonhar não pode crescer.
0
Denunciar

Nestor Martins Amaral Júnior 12:50 PM May 01, 2019
1 - Essa despedida significa perda de parte da riqueza deste jornal. Como leitor e comentarista assíduo incluo-me entre aqueles que a colunista se refere ora por elogiar, ora por discordar dos temas abordados. Não vejo motivos para arrependimento ou pedido de desculpas, pois sempre agi com lealdade, sinceridade e o respeito que a talentosa colunista merece. Sou contra o socialismo e a história tendenciosa e falsa que narra o movimento militar. Esse tem sido um dos pontos na nossa divergência.
0
Denunciar

LEIA MAIS
Leia mais