A voz da arquibancada

A voz da arquibancada

Publicado em: Sex, 24/06/16 - 03h00

A voz da Massa

Saudações alvinegras! Uma semana atrás, a missão do Galo era vencer os quatro jogos seguidos aqui em Belo Horizonte, com o propósito de dar um salto na tabela do Brasileirão. Dois já foram. A vítima da vez foi o Curintia, numa vitória consistente, em que o Galo mostrou que está, efetivamente, crescendo de produção e vai, sim, brigar no topo da tabela. Se na parte técnica não foi um jogo brilhante, já que em alguns momentos o time errou passes e perdeu bolas no ataque, taticamente foi um bom jogo. O Galo se mostrou bem compactado na defesa, neutralizou os laterais corintianos, que eram uma arma importante deles, e, exceto o gol tomado no finalzinho, não teve nenhum problema maior nesse setor. Victor foi quase um mero espectador da partida, enquanto o Galo fazia boa movimentação do meio para a frente chegando a por os manos na roda com toques rápidos e viradas de jogo. Boa, Galo!

O Fanático Celeste

Saudações celestes, nação azul! Os reforços que tanto exigimos estão chegando, e assim eu já começo a ter esperanças de que Paulo Bento ajustará esse time. O que queremos de verdade é o nosso Cruzeiro no topo da tabela e jogando um futebol digno do que sempre conhecemos e aprendemos a chamar de academia. Ábila é um dos maiores atacantes do futebol sul-americano e Rafael Sóbis é como o nosso Cruzeiro, conhecido por ser temido em Copa Libertadores da América. Eu acho que ainda falta um meia para ajudar Arrascaeta e talvez laterais mais eficientes. Já dentro do que temos vamos considerar o retorno de Robinho e Dedé, que, a meu ver, são os principais jogadores que estão no departamento médico. Acho que ainda vamos pegar uma pedreira contra o Palmeiras, mas a perspectiva com aqueles que chegam reforçando e com os que voltam após recuperação nos deixa muito esperançosos.

Avacoelhada

Gilson, jogando avançado pela beirada ou formando dupla de articuladores, poderá ser mais produtivo e eficiente na função de meia de ligação, em vez de lateral-esquerdo. Eduardo e Xavier são as outras opções de armadores canhotos. Bruno Teles e Danilo devem disputar a lateral esquerda; Hélder e Jonas, a direita. Independentemente do escalado para ser titular, o sistema de cobertura pelos volantes e zagueiros precisa ser aperfeiçoado. Na parte ofensiva, os laterais devem ter capacidade de buscar a linha de fundo e acertar os cruzamentos. Talvez sejam necessários treinamentos específicos deste fundamento para aumentar o índice de acertos. Zagueiro, armador com poder de decisão, mais atacante de velocidade são posições prioritárias de reforços qualificados para assumir a titularidade e chamar a responsabilidade de comandar a reação americana. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.