Alessandra Soares

Empresários imersos nos desafios da Sociedade 4.0
Publicado em: Sun Jun 09 03:00:17 GMT-03:00 2019

Empresários imersos nos desafios da Sociedade 4.0

No dia 25, um grupo de 20 empresários do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Paraná participou do último programa internacional de educação para executivos da Alquimia – academia virtual de educação continuada dos publicitários Mário e André d’Alcântara. O programa de imersão tratou dos “Desafios Tecnológicos da Sociedade 4.0” através de dois seminários diários em empresas de atuação global como a R/GA, Horizon Media, MDC/Media Partners, AFG&, 4A’s, e o 614Group.

O projeto atende a necessidades atuais dos profissionais de comunicação diante dos desafios apresentados pela constante revolução digital, que resultou na Sociedade 4.0 e em um cenário que caminha a passos largos para a Sociedade 5.0. A velocidade com que os mercados e o comportamento social e de consumo vem mudando cria a necessidade de atualização de cada profissional. O consumidor de hoje em dia não quer mais “produtos novos”. Ele quer produtos e serviços melhores e conscientizou-se do fato de que ele é “Sua Majestade, o Cliente”.

Bombardeado 24 horas por anúncios e ofertas, o cliente somente aceita produtos e serviços de seu interesse. E, para atender a esse consumidor, os dados têm de ser coletados e minerados de forma que a abordagem a ele seja a mais customizada possível.

Esse mesmo consumidor não aceita mais ser tratado como um número, um algoritmo apenas, ele quer ser tratado de forma humana e individual.

Parte integrante do calendário anual de eventos da Alquimia, esse KSP teve a parceria do Grupo JChebly, por meio de seu diretor-presidente Leonardo Chebly, e com a participação de seus clientes nacionais e a parceria da Perfil252, representada pelo seu CEO Cacá Moreno. O diretor de criação da agência, Marcos Pina, e o gerente de atendimento, Breno Saturnino, também foram parceiros. O próximo programa da Alquimia acontecerá em Chicago, de 14 a 20 de setembro, e tratará da “Sobrevivência da Empresa mais Apta”.

Empresários discutiram sobre marketing, gestão de negócios e comunicação

Pif Paf conquista três premiações no Troféu Gente Nossa 2019

A Pif Paf Alimentos conquistou três prêmios de reconhecimento pela qualidade de seus produtos, atendimento e entrega. A companhia recebeu os Troféus Gente Nossa 2019, nas categorias Carne In Natura; Perecíveis Congelados, Resfriados e Embutidos; e Pães Congelados e Pão de Queijo. A premiação é oferecida pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) desde 1986 e é considerada o Oscar dos fornecedores em Minas Gerais. “É muito gratificante receber, mais uma vez, essas premiações fruto do nosso esforço diário em inovação e no aperfeiçoamento de processos e produtos. Quando são três prêmios, a felicidade é ainda maior”, destaca o gerente de vendas varejo, Sério Elias de Carvalho. A premiação ainda reforça o profissionalismo da companhia na busca por resultados e soluções de ponta para os clientes. “Procuramos sempre acompanhar as demandas do varejo, oferecendo as melhores soluções”, completa o gerente de marketing, Alexandre Castelo Branco. A Tial Alimentos, empresa do Grupo, também recebeu o Troféu Gente Nossa, na categoria Bebidas Não Alcoólicas.

Capital ganha espaços de valorização do comércio e inovação

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) entregou à capital mineira dois novos espaços, localizados no endereço da própria instituição, na avenida João Pinheiro, na região central. Um deles é o Ponto Cultural, ambiente de exposição que foca o comércio e a sua relação com a cidade. Uma linha do tempo que apresenta fatos marcantes envolvendo o Brasil, o comércio e Belo Horizonte e vídeos que contam a história do segmento são alguns dos destaques do local.

Já o outro espaço é o Varejo Inteligente, focado em inovação. O objetivo é transformar o mercado por meio de um ambiente contemporâneo e de colaboração. O lugar reúne startups responsáveis por criar soluções tecnológicas e estratégicas para os varejistas. Tudo isso está aberto ao público, de segunda à sexta, das 9h às 18h.

Moto Fest Honda celebra seus 18 anos

A Moto Fest Honda chegou aos seus 18 anos com muitos motivos para comemorar. A concessionária, que tem cinco lojas em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, cresceu e alcançou uma fatia de mais de 10% do mercado de vendas de motocicleta. Atualmente, a empresa é gerida por Álvaro Andrade.

Para celebrar a data, foi feita uma festa, ontem, na matriz da organização, localizada na avenida João César de Oliveira, para todos os motociclistas da região. Na programação, teve show de rock da banda Pio Pop Pa, churrasco e sorteio de brindes.

Além disso, a concessionária também ofereceu um check list gratuito de 21 itens de segurança e uma blitz educativa do Pilotagem com Segurança, projeto mantido pela marca há cinco anos.

Artigo

Pensar estrategicamente

Ellânio Ramalho

Diretor da A&M Comunicação

O primeiro semestre de 2019 tem se mostrado na contramão do crescimento para o mercado publicitário. Além dos cortes nos investimentos em publicidade por parte dos governos e também das empresas privadas, a situação atual do país tem exigido muita criatividade das agências de comunicação.

Este momento vem exigindo muita criatividade de todos nós da comunicação. O surgimento de novos canais de comunicação não convencionais de todos os gêneros tem movimentado não só o universo dos consumidores, mas também os meios de comercialização. É dentro desse novo cenário que, cada vez mais, se destaca a habilidade da agência por sua enorme paciência em saber ouvir e atender às expectativas de cada segmento de negócio e manter em alta os ânimos dos clientes para permanecerem na mídia.

Atualmente, o principal desafio da agência é mergulhar no contexto de cada cliente e se tornar cúmplice em resultados e conquistas, acompanhando a evolução dos resultados da comunicação que se encaixe a cada um desses clientes.

Hoje, o profissional da agência se depara com uma infinidade de novas possibilidades, que surgem a cada dia, como os diversos caminhos oferecidos pela internet e os novos formatos de mídias, que começam a modificar inclusive o meio TV.

Vale lembrar que não basta ter conhecimento, é fundamental pensar estrategicamente e ter a curiosidade de um descobridor para buscar e testar novas fórmulas que permitam aumentar a rentabilidade do investimento de cada cliente.

Se há ainda quem acredita e aposta neste mercado da comunicação, então, em lugar do achatamento desse mercado de trabalho e do desaparecimento das mídias tradicionais, teremos nos próximos anos o crescimento da demanda por agências e profissionais com formação interdisciplinar, marcados pela inquietude profissional e pela capacidade de colher, de terrenos áridos e desconhecidos, frutos rentáveis e inovadores. Haja paciência!

Com tudo isso, como se não bastasse, ainda nos deparamos com profissionais e agências, de péssima visão, que prostituem o mercado publicitário entregando seus direitos e valores de remuneração em favor de trocados mensais. Um caminho sem volta que acostuma clientes com essa má prática de negociar.

Já passamos por outros momentos difíceis nesse nosso Brasil, e nem por isso perdemos a esperança. Logo tudo se resolve. Basta acreditar e seguir em frente.