Alessandra Soares

Youpper oferece pré-teste para campanhas publicitárias
Publicado em: Sun Mar 24 03:00:24 GMT-03:00 2019

Youpper oferece pré-teste para campanhas publicitárias

Fundada em 2016, a jovem empresa paulistana Youpper Insights, de consultoria de inteligência em comunicação, marketing e relacionamento, acaba de criar o You-Test, uma nova metodologia para avaliar a eficácia de peças criativas antes da campanha chegar aos veículos que compõem o plano de mídia de um determinado produto ou serviço.

O You-Test é aplicado diretamente junto ao público de interesse do anunciante. Em linhas gerais, o levantamento se trata de um pré-teste comercial frente a uma campanha publicitária com o objetivo de minimizar os riscos de um comercial não obter resultados desejados, por exemplo. No You-Test, o público-alvo é previamente selecionado de acordo com as especificações do cliente. A entrega consiste na análise da peça criativa e a recomendação do plano de mídia, incluindo os pontos de contato e o share de investimento adequado para melhor resultado junto ao público desejado.

“Ter assertividade nos investimentos em publicidade é um dos maiores desafios dos profissionais envolvidos nesse tipo de missão. Os clientes desejam diminuir riscos e potencializar resultados positivos. Por isso, cada vez mais, é importante entender os consumidores e avaliar a eficácia das peças criativas antes do investimento em mídia”, defende Diego Oliveira, CEO da Youpper Insights.

99 veste a camisa do empoderamento feminino

Reforçando o coro pelo empoderamento feminino, a 99 firmou uma parceria com a Peita – marca paranense da designer Karina Gallon – para a criação de uma camiseta que enalteça a presença da mulher no trânsito. A peça elaborada traz os dizeres “Dirija como uma garota” e será entregue a um time de motoristas parceiras da empresa durante um ato contra o preconceito ainda existente quando o assunto é gênero.

A ação é sustentada por estatísticas de entidades ligadas ao trânsito, como o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Seguro DPVAT, que comprovam o comportamento cuidadoso das motoristas ao volante. Nos últimos anos, apenas 11% dos acidentes foram provocados por motoristas mulheres.

113 anos da Araujo conta o “segredo da juventude”

A nova campanha do aniversário da Drogaria Araujo brinca com o segredo da juventude e dá conselhos para quem quer um pouco mais da vida. Três dicas definem o mote da bem-humorada ação de marketing: 1) Você nunca vai ser velho se todos os dias fizer algo novo. 2) Procure ficar perto de quem te faz bem. 3) E, sabe a aquela história do filtro solar? É verdade!”.

A rede mineira varejista de farmácias completou 113 anos de história no último dia 20. Desde a década de 60, Modesto Carvalho de Araujo, o fundador da Drogaria Araujo, já vislumbrava abrir uma unidade em cada esquina de Belo Horizonte. Ele fez isto com a criação do Drogatel em 1963, tido como o primeiro serviço de delivery do Brasil.

Agora, Modesto Araujo Neto, terceira geração à frente da empresa, está realizando o sonho de seu avô com a inauguração de lojas por toda a cidade e, ainda, expandiu esse desejo, chegando a 18 cidades de Minas. “Esse é o segredo da nossa juventude. Estamos sempre prontos para novas realizações, preparados para aproveitar as oportunidades que o futuro nos apresenta. Tudo isso para encantar nossos clientes e atender suas necessidades”, diz.

Casa Darwin assina projeto da CASACOR São Paulo

Assinada pela agência Casa Darwin e o artista Carlo Giovani, a nova campanha da CASACOR São Paulo 2019, que será realizada de 21 de maio a 28 de julho, no Jockey Club, não passará despercebida pelos paulistanos. A ilustração colorida revela o tema Planeta Casa, escolhido pela curadoria do evento como fio condutor dos projetos da CASACOR.

A temática incentiva os arquitetos e designers de interiores a usarem a criatividade para criar ambientes com soluções sustentáveis sem abrir não da tecnologia. Com a pauta em mãos, os sócios da Casa Darwin, Rodrigo Leão e Márcio Cócaro, começaram a pensar em como transformar o conceito em imagens e qual seria a melhor forma de comunicá-lo ao público.

“O tema inicial era como a tecnologia está permitindo construções sustentáveis e como essas construções revelam um amor maior pela vida e pelo mundo. E, finalmente, como o design de interiores, a arquitetura e o paisagismo estão transmitindo esta mensagem de vida, acolhimento e afeto, cada um à sua maneira”, explica Rodrigo. “O uso do papel e das cores surgiu como forma de representar o afeto que está no centro de tudo”, finaliza o publicitário. Em Belo Horizonte, a CASACOR 2019 está prevista para acontecer de 14 de agosto a 22 de setembro.

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A era 4.0 e as transformações na comunicação interna

Dino Bastos

Vice-presidente da Partners Comunicação Integrada e presidente da ACMinas Jovem

A revolução 4.0, presente nos mercados, comportamentos e gestão de diversas empresas nos últimos anos, chegou com mais força em 2019. Com tantas transformações, a comunicação também precisou se adaptar a essa nova era, inclusive a destinada ao público interno. Ferramentas e canais de diálogo com os colaboradores ganharam novos formatos, objetivos, processos e resultados.

Com as mudanças promovidas nesse contexto, três características essenciais para o relacionamento com os colaboradores ganharam destaque: a curadoria de conteúdo, a experiência do colaborador e a mensuração de resultados. A primeira, faz a gestão de informações que permeiam a organização. A segunda, trabalha a experiência do colaborador, para que eles se identifiquem com a empresa e se sintam confortáveis em fazer parte dela; e a terceira trata da mensuração de resultados. Afinal, não adianta apenas investir em novos modelos dentro da instituição. É preciso identificar resultados e compartilhá-los com as lideranças e os demais colaboradores.

Ser curador dos conteúdos é realizar a transformação de uma quantidade massiva de informações em algo que possa fazer sentido para os colaboradores. Afinal, a cada 60 segundos, 168 milhões de e-mails são enviados no mundo todo, 600 vídeos são postados no YouTube, e 1500 textos são publicados em blogs, segundo informações da Go-Globe, de 2017.

Outro ponto que torna a curadoria ainda mais relevante é o fato de que o conteúdo não pode simplesmente ser “encaminhado” para os colaboradores sem que haja uma contextualização. É necessário que o empregado entenda a relevância do material fornecido e qual a relação dele com os produtos e serviços fornecidos pela empresa.

Ainda no contexto da comunicação interna 4.0, a segunda característica é promover experiências humanas e, para que isso aconteça, é preciso conectar mais as pessoas, para que elas possam contribuir com as transformações necessárias. Nesse sentido, o colaborador deve ser incentivado a criar, opinar e a “mostrar seu trabalho”. Todos passam a ter voz, a participarem da gestão e a se sentirem parte do negócio.

Organizações que conseguem envolver seus funcionários neste processo têm equipes mais colaborativas e, consequentemente, se tornam mais lucrativas. Um estudo realizado pela consultoria Aon Hewitt concluiu que o engajamento está relacionado com a produtividade: organizações que contam com um alto nível de engajamento são 78% mais produtivas e 48% mais rentáveis.

É preciso também mensurar o quão transformador está sendo o processo de comunicação para todos na empresa. É por meio dos números, algoritmos e resultados concretos que será possível definir a próxima estratégia para a comunicação corporativa. As empresas que acreditam e investem nisso, que acompanham as novidades trazidas pela indústria 4.0 e que envolvem seus colaboradores nos processos internos da organização, tendem a se manter mais competitivas nesse mercado tecnológico.

Nesse ponto, a comunicação interna passa a ser estratégica nas corporações, deixando de ser apenas informativa, mas buscando, principalmente, tornar as equipes mais eficientes, engajadas e produtivas.