ANA PAULA MOREIRA

Marielle presente também no futebol

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 22 de março de 2018 | 03:00
 
 

Mulher negra, cria da Maré e defensora dos direitos humanos. Assim Marielle Franco se descrevia em seu perfil pessoal no Twitter. Sua execução, na última semana, provocou uma onda de manifestações, homenagens e protestos. Não foi um crime comum. Compreender o contexto de seu assassinato gera preocupação com o que está acontecendo no Rio de Janeiro e no país. Não por acaso, sua morte causou tanta comoção nacional e repercussão no mundo todo.

A quinta vereadora mais votada da capital fluminense lutava para dar voz aos menos favorecidos, aos negros e moradores das favelas, às vítimas de violência – tanto de pessoas comuns como de oficiais da polícia. Ela também denunciava os excessos dos militares e era a relatora da comissão da Câmara de Vereadores do Rio criada para acompanhar a intervenção federal na cidade. Tentaram calar Marielle, mas a voz dela ecoou em cada um que sentiu a dor de sua morte.

Reações reverberaram pelas redes sociais entre pessoas comuns e famosas, como atletas e jogadores de futebol. Vários atletas também deixaram mensagens em seus perfis sobre a execução de Marielle. Mais do que pedindo justiça, muitos publicaram frases da vereadora, fazendo com que suas palavras alçassem voos ainda mais altos. Alguns atletas de alcance mundial e com milhares de seguidores, como Neymar e Alexandre Pato, postaram fotos de Marielle. O atacante André, ex-Atlético e ex-Sport, e o volante Moisés, do Palmeiras, também se manifestaram.

Infelizmente, circularam pela internet várias notícias falsas, as fake news, sobre a ex-vereadora carioca. Desde que ela tinha sido casada com o traficante Marcinho VP até que tinha sido eleita com ajuda do Comando Vermelho. Tudo mentira. Por isso, o pronunciamento de pessoas conhecidas, com notícias verdadeiras sobre o trabalho e a luta de Marielle, é tão importante. Sua voz nunca se calará.

Esquerda, direita, centro. Não importa o posicionamento político nem o time de futebol. O Bahia foi um dos clubes que se pronunciaram no Twitter, apontando dados de feminicídios e de assassinatos de pessoas negras, além de questionar: quantas mais precisarão morrer?

Luto. Foi assim que o Flamengo jogou no último domingo contra a Portuguesa, pela Campeonato Carioca. O time de coração de Marielle também já havia se manifestado pelo Twitter. Segundo a assessoria de imprensa do clube rubro-negro, o gesto é uma forma de “protestar contra o momento de violência que o Brasil e, principalmente, o Rio de Janeiro estão vivendo com as mortes de Marielle Franco, Anderson Gomes e tantos outros”.

Luta. É o que espero de mim, de você e de todo mundo que sentiu fundo essa morte. É o que fizeram alguns torcedores do Cruzeiro, que levaram uma faixa com os dizeres “Marielle presente” no jogo de domingo. Apesar da censura da Minas Arena, eles conseguiram reaver a faixa.

Espero que a voz de Marielle continue ecoando pelo Brasil. Espero que seja feita justiça e que os assassinos paguem pelo crime. Espero que as pessoas entendam a importância das manifestações de jogadores, clubes e personalidades. Marielle presente!