Andrea Andrade

Editora do jornal O Tempo Contagem e das redes sociais @otempocontagem no Facebook e Instagram

Internet e depressão

Publicado em: Sex, 23/11/18 - 02h00

As Fake News vieram para ficar. E, pior, estão por todos os lados. Passada a eleição, em que o termo foi bastante difundido, é preciso ficar atento para que inverídicas informações não passem a ser consideradas verdades absolutas. E como as novas gerações já nascem na era da tecnologia. Sabemos que é cada vez maior a participação de crianças e adolescentes interagindo no mundo virtual. E vendo o número crescente deste público conectado à internet, em tempos de debate sobre a importância da liderança, os responsáveis pelos filhos devem agir como líderes, pois são o exemplo. Para Chiavenato (2008), “ser líder é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização”.

Os responsáveis devem ter claro quais são os valores e atitudes esperadas dos filhos quanto à utilização da internet. O diálogo e a assistência com carinho são fundamentais. Também é preciso limitar horários de acesso, fiscalizar todas as páginas, os vídeos, e deixar uma lista do que pode ser visto e do que não pode.

A forma como os pais ou responsáveis orientam as crianças da casa reflete diretamente no desenvolvimento psicológico, intelectual e físico. As crianças e os jovens não podem ficar somente sobre a influencia digital. O suporte familiar dá forças para manter a determinação e não perder o foco das metas.

Com o apoio familiar, temos a compreensão e o exercício do autoconhecimento. Ter sabedoria a respeito de si mesmo é uma forma de empoderamento. Ao não ficar direcionados pelas invenções, mentiras, propagandas e os influenciadores digitais os jovens podem obter conhecimento de si mesmo e possível entender quais são os pontos positivos que podem florescer e serem ainda mais fortes, quais são os pontos positivos que estão escondidos e que precisam de um estímulo para surgirem e quais são os pontos negativos que precisam de ajuda para se tornarem menos sabotadores.

Os pais desejam falar com os seus filhos adolescentes e saber o que pensam, sentem e fazem, mas os jovens não falam, isso afeta em muitas coisas aumentando uma série de problemas envolvendo a depressão. Muitos jovens se fecham com seus pais e amigos e se isolam do mundo e das pessoas, causando um vício pela internet para poder fugir do mundo real, os adolescentes em suas épocas de transformação para adulto começam a ter más influencias e com a era digital essa tendência ficou pior por conta da internet. A internet além de as vezes fazer bem para os jovens ela as fazem sofrer pela fake News, cyberbully, hoax, brigas, discussões, distorção da realidade, distração. O fake News e um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais, cyberbully e o bullying e em forma de rede social, hoax é uma palavra em inglês que significa embuste ou farsa. Um hoax é uma mentira elaborada que tem como objetivo enganar pessoas. Os outros problemas todos na realidade temos a ter mais na internet e pior pois a pessoa se esconde e oprime outra sem ela nem se quer ver a pessoa e normal mente isso e usado por fakes que fingem ser outra pessoa. Muitos adolescentes sofrem com as redes sociais, mas o normal de se ver isso são nas escolas por conta da distração extrema do jovem fazendo assim a escola ter que tender os pais e conversar com eles para ver o que esta acontecendo, quando os pais são acionados eles percebem o qual mal seu filho pode estar por causa da rede social fazendo assim os pais tomarem medidas drásticas como ir ao psicólogo, e tirar um pouco a internet do filho. Dependência em internet pode causar depressão e transtornos, como monofobia, internet está associado com depressão, mas o que não sabemos é o que vem primeiro. As pessoas depressivas são atraídas pela internet, por conta da internet mostrar que ela pode ser o que quiser e que pode ter ajuda que quiser.

O mundo tem mudado muito rapidamente. As tendências têm avançado de forma significativa. Os profissionais se veem obrigados a lidar com situações adversas, tendo que se utilizar de habilidades antes não requeridas. A gestão de pessoas possui um grande papel, o que tem sido feito pelos professores, pois as pessoas são os maiores recursos dentro das escolas, ainda também é responsável por conseguir com que os processos sejam feitos de forma a coordenar, planejar, desenvolver e criar técnicas para serem realizados com excelência. É dentro deste contexto que as escolas líderes diferenciados. Algumas características como lidar com desafios, manter o foco, estar ligado com os objetivos dos jovens, e outras qualidades são imprescindíveis, como principais atributos desenvolver pessoas, conquistar confiança e saber ajudar com os problemas da adolescência.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.