Andrea Andrade

QUESTÃO DE ORDEM 29/01/2016
Publicado em: Fri Jan 29 17:12:02 GMT-03:00 2016

Eleições 2016
O PSDB demorou a deixar os cargos que tinha no governo municipal do PCdoB. Esta demora foi providencial, deu para garantir o fim de ano de vários tucanos. A mudança ainda tem alguma resistência. Nos bastidores da política local dizem que alguns tucanos estariam dispostos a mudar de partido para não perder o cargo e o alto salário que recebem na prefeitura. A situação indica que esta novela poderá ter novos capítulos. Estamos de olho.
 

Reflexo da mudança
Com a retirada estratégica do PSDB do governo comunista, cresce o espaço do Partido dos Trabalhadores (PT) no atual governo. O PMDB também reivindica sua parcela, mas não terá mais nada. Segundo os formadores de opinião da cidade, o acordo do PT com o PCdoB está tão bem encaminhado que a tendência em caminhar com os comunistas só aumentou com a saída dos tucanos. Internamente, a tese da reeleição do Carlin ganhou mais força.

Composição
O vereador Rodinei Ferreira desponta como a liderança do PT na cidade, uma vez que a deputada Marília Campos já disse que não será candidata. Portanto, Rodinei é apontado como o diferencial nas eleições deste ano. Se o PT indicar, Marília quiser, o vereador é candidato. Do contrário, cresce a possibilidade de Rodinei compor chapa majoritária com o PCdoB, numa dupla Carlin e Rodinei. O PSB e o PV parecem já estar fech

Reeleição
A expectativa de do PT compor chapa com o PCdoB fez com que outros nomes se coloquem à disposição, para uma eventual união. Mas são nomes sem força para agregar o partido, como Letícia da Penha e Paulo César Funghi. Obelino Marques já se posicionou como candidato à reeleição como vereador, ou seja, a bola da vez é justamente o vereador Rodinei Ferreira que ainda conta com o apoio da deputada Marília. Tem outro?
 

Quem vem
Quem define as candidaturas são os partidos, até agora além do PCdoB, PT, PSDB e DEM, nenhum outro partido anunciou a possibilidade de candidatura neste ano. A tendência é a de que alguns partidos se aliem agora ou num eventual seguno turno. Esses partidos podem sim fazer a diferença, pois trabalham na base, nos bairros, buscando eleitores. A perspectiva de renovação na Câmara também é grande. Aguardemos.
 

Sete UB´ S
Novas unidades em construção. As unidades Morada Nova, Bandeirantes, Maria da Conceição, Recanto da Pampulha (São Mateus), Fred, São Joaquim e João Evangelista contam com o investimento total superior a R$ 10 milhões. Os recursos são do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, do governo do Estado, via Secretaria de Estado de Saúde e do tesouro municipal. Juntas, após concluídas, as UBSs vão beneficiar mais de 70 mil pessoas.