Siga-nos nas redes sociais:

Opiniões e artigos eventuais de representantes dos diversos campos da política, economia, academia e sociedade

Artigo

Cemig, 70 anos: joia de Minas

Publicado em: Qua, 25/05/22 - 03h00
Artigo Cemig 70 anos joia de Minas, de Reynaldo Passanezi Filho | Foto: Infografia O TEMPO

Maior concessionária de distribuição de energia em número de clientes, maior empresa comercializadora, dentre os maiores grupos de geração e transmissão de energia e de distribuição de gás canalizado, com matriz de energia 100% limpa e renovável. Grandes números e conquistas de 70 anos de história dedicados a Minas e ao Brasil, completados no último domingo (22.5).

História de muito orgulho, esforço e compromisso, iniciada pela ousadia do então governador Juscelino Kubitschek, em 1952. E que queremos e vamos continuar, com gestão profissional e modernidade, com a reafirmação da missão e propósito de seguir transformando a vida dos mineiros e mineiras com a energia da Cemig.

Focar Minas e vencer, orgulhar nossos quase 9 milhões de clientes com serviço de máxima qualidade e se preparar para desafios futuros. Esses são os principais objetivos dos R$ 22,5 bilhões que estão sendo investidos com foco em Minas Gerais. Quando concluídos esses investimentos, em 2025, o saldo será clientes residenciais, comerciais e industriais com energia em maior quantidade, qualidade e confiabilidade.

Esses investimentos também privilegiam a expansão do parque gerador da Companhia, com foco em energias renováveis, notadamente eólica e solar. Fato que reforça o nosso compromisso em termos cada vez mais uma empresa sustentável e consciente de seu papel.

Nas boas práticas sociais, entre tantas contribuições diretas a instituições e à população mineira, a Cemig fortalece suas ações de eficiência energética. Esse ano, em meio à pronta resposta da companhia para as chuvas históricas que atingiram o Estado, assumimos o compromisso de substituir 5 mil geladeiras da população atingida nos municípios de menor IDH do Estado, possibilitando dignidade e redução no consumo de energia, com os novos aparelhos. Também ampliamos o cadastro de famílias de baixa renda na tarifa social, que possibilita redução de até 65% nas contas de luz. Eram menos de 600 mil famílias em 2019, já são quase 1 milhão hoje.

Na pandemia, amadrinhamos 425 municípios, que receberam equipamentos e insumos, como parte do Movimento Unidos pela Vacina. E a companhia fortaleceu sua atuação como maior incentivadora da Cultura em Minas. O Edital de Cultura 70 anos Cemig, destinando R$ 10 milhões em patrocínios a projetos que valorizem aspectos da cultura mineira e a programação especial de ações culturais da Cemig no mês de seu aniversário, inclusive, são provas disso.

E, por fim, na governança, a Cemig fechou 2021 com os melhores resultados de sua história, em especial os mais valiosos para todos nós: redução acentuada no tempo e na frequência de interrupções no fornecimento de energia – e que são acompanhados e validados pelo órgão regulador – e na taxa de acidentes entre funcionários e população. A melhoria nos indicadores financeiros, em especial o nível de endividamento, fez com que agências internacionais atribuam à empresa hoje a melhor avaliação de risco de crédito (rating) já conquistada pela companhia. Uma satisfação para todos que se dedicam diariamente na Cemig, e melhor: tudo isso focado em Minas Gerais, desinvestindo de ativos não estratégicos que destruíram muito valor da empresa nos últimos anos.

O foco na melhoria do atendimento aos clientes, uma necessidade sempre destacada a todos nós pelo governador Romeu Zema, é também pensar no futuro da Cemig. Afinal, o setor aguarda para os próximos anos a abertura geral no mercado de energia elétrica. Ou seja, diferentes empresas poderão ofertar seus serviços aos consumidores em geral. Assim, fortalecer a Cemig é não só criar condições para ela atender cada vez melhor seus 9 milhões de clientes, mas prepará-la a um novo cenário competitivo.

Celebrar a Cemig em seus 70 anos é festejar seus funcionários, ativos e inativos, clientes e a própria história de desenvolvimento econômico, social e cultural de Minas, na qual a Cemig é protagonista e parte enraizada. Fortalecer a Cemig, profissionalizá-la e modernizá-la, é criar as condições para que seu futuro seja longo e próspero. É esse o caminho para que a Cemig possa com orgulho servir e seguir transformando a vida dos mineiros e mineiras com a nossa energia. É esse o nosso compromisso renovado na comemoração dos 70 anos da Cemig!

(

) Reynaldo Passanezi Filho é diretor-presidente da Cemig

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.