Bastidores com Joao Vitor Xavier

O jornalista João Vítor Xavier escreve às segundas, quartas e sexta-feiras

Futebol é simples!

Publicado em: Seg, 29/08/16 - 03h00

O Cruzeiro venceu o Santa Cruz por 2 a 0 e continua sua ascensão no Brasileirão. A recuperação do time aconteceu por uma soma de motivos. Quando um time grande contrata técnico de time grande, jogadores de time grande, a coisa costuma funcionar. Claro que vencer o Santa Cruz em casa é uma obrigação para um time do tamanho do Cruzeiro, mas a evolução técnica da equipe é nítida com a entrada de jogadores e técnico no nível do time celeste. Infelizmente, o clube perdeu sete meses de trabalho no ano com jogadores e técnico abaixo do esperado. A diretoria do Cruzeiro jogou praticamente uma temporada fora e isso é visto claramente com a chegada do Mano Menezes, que é um técnico à altura do time, o que Deivid não era no início da temporada e que, claramente, comprometeu todo um ano de trabalho por teimosia da diretoria do Cruzeiro. O time celeste parece entrar na linha, se ajustar para a temporada e isso é uma boa notícia. Mano está fazendo um grande trabalho no Cruzeiro e os reforços que chegaram qualificaram muito a equipe. Tomara que o time continue nessa toada, seja para brigar por posições melhores no Brasileiro, para brigar pelo título da Copa do Brasil, mas, principalmente, para entrar ajustado no ano que vem, com uma boa base montada e com ajustes pontais para que 2017 seja um ano melhor. Nesse domingo (28), no Mineirão, a torcida do Cruzeiro foi espetacular, deu um show. Ela é a grande responsável pelo novo momento do time, abraçando-o na hora que mais precisava. A torcida do Cruzeiro tem resgatado o time dos erros que a diretoria cometeu na temporada.

Fator Robinho

Atlético empatou por 1 a 1 com o Grêmio, em Porto Alegre, e termina a rodada na terceira colocação. O jogo foi muito duro, muito difícil, o Galo não jogou bem e o Grêmio dominou a maior parte do tempo. O placar final acabou sendo bom para o Atlético no jogo, mas o resultado foi ruim para o Galo no campeonato, já que o Palmeiras venceu na rodada. Pesou o fator Robinho nos dois aspectos. Primeiro, com a ausência dele no início do jogo, o Atlético perdeu seu principal jogador no momento e sua maior referência. Depois, quando ele entrou faltando 30 minutos para terminar o jogo e foi decisivo, marcando o gol de empate. Robinho é hoje o principal jogador do Atlético, está jogando muito bem e tem desequilibrado. Talvez esse não fosse o jogo ideal para ele ser poupado, pela importância do adversário, pela dificuldade do jogo, mas, apesar dos pesares, o resultado foi bom para o Galo, que não jogou o suficiente para merecer um resultado melhor.

Jogos decisivos

A seleção brasileira inicia nesta semana uma nova etapa com a chegada do técnico Tite. Serão dois jogos que terão uma importância enorme para a sequência nas Eliminatórias para a próxima Copa do Mundo. A expectativa é enorme para a estreia do Tite e pelo time que ele vai colocar em campo. A colocação do Brasil nas Eliminatórias é complicada, na sexta posição e, por enquanto, fora da zona de classificação. Os jogos da seleção são difíceis. O primeiro será em Quito contra o Equador, que divide a liderança com o Uruguai. O segundo será em Manaus contra a Colômbia, quinta colocada e com um ponto a mais que o Brasil. O apoio da torcida será fundamental, principalmente, é claro, no jogo em casa contra a Colômbia. O técnico terá pouco tempo para treinar a equipe e precisará muito de todo tipo de apoio. O tempo reduzido, o início de trabalho, uma equipe em construção e com alguns jogadores jovens são os desafios que o Tite terá que enfrentar. O trabalho dele o credencia para esse desafio, já que é experiente e, sem sombra de dúvidas, era o técnico mais qualificado para assumir o Brasil. Vamos torcer e apoiar muito pelo sucesso da nossa seleção.

Esta coluna foi fechada antes do encerramento de Vitória X América, em Salvador (BA).

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.