Bastidores com Joao Vitor Xavier

O jornalista João Vítor Xavier escreve às segundas, quartas e sexta-feiras

Sem tempo para comemorar

Publicado em: Sex, 24/06/16 - 03h00

Atlético e Cruzeiro venceram bem na rodada do meio de semana do Campeonato Brasileiro. Com méritos, o Galo bateu o Corinthians por 2 a 1, no Mineirão. Mesmo desfalcado, o time paulista, na estreia do técnico Cristóvão Borges, vendeu caro a derrota.

O Atlético apresentou bom volume de jogo, passou sufoco em alguns momentos da partida, mas foi mais regular em toda a partida. Fred mostrou oportunismo ao marcar o primeiro gol. Cazares novamente deu outra cara ao meio de campo, contribuindo com um gol e boa movimentação. Pela primeira vez no Brasileirão deste ano, o Atlético consegue duas vitórias seguidas. Pouco a pouco, o time vai subindo na tabela de classificação. E volto a repetir: a torcida atleticana espera muito do time neste Campeonato Brasileiro. Sem tempo para comemorar, o Galo já encara o clássico contra o América, domingo, às 11h, no Independência.

O Cruzeiro, finalmente, voltou a vencer. E foi uma vitória maiúscula: 4 a 0 sobre a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas. O mais importante era conquistar os três pontos para respirar na luta contra o rebaixamento. Arrascaeta, que tem alternado boas atuações com participações apagadas, foi um dos destaques, ao marcar dois gols. O lateral-direito Mayke voltou à equipe titular e teve boa movimentação, participando de um dos gols. É hora de o Cruzeiro engrenar no Campeonato Brasileiro. A vitória sobre a Ponte Preta já faz parte do passado e não pode iludir. Amanhã, o time já tem outra parada torta, diante do Palmeiras, às 19h, no Mineirão. A China Azul precisa abraçar a equipe celeste.

Acabou a espera

Finalmente, acabou a espera da China Azul. Há um bom tempo, a torcida aguardava, com ansiedade, o anúncio de reforços de qualidade para a sequência da temporada. E a expectativa se confirmou nos últimos dias com a contratação de dois bons nomes para o ataque: o argentino Ramón Ábila e o brasileiro Rafael Sóbis, que estava no Tigres, do México. Ábila e Sóbis chegam com grande expectativa à Toca da Raposa. Chegam, também, com grande responsabilidade. A torcida espera que eles deem uma nova cara ao ataque celeste. Os atacantes que já estavam na Toca da Raposa não deslancharam. Willian não é o mesmo do ano passado. Riascos e Rafael Silva são limitados. Douglas Coutinho fez alguns gols, mas também não engrenou. Por isso, Ábila e Rafael Sóbis trazem a esperança de dias melhores à China Azul. Se vão dar certo ou não, só o tempo dirá. Mas representam investimentos positivos no Cruzeiro. Um clube desta grandeza merecia mais qualidade. Com Sóbis e Ábila, a diretoria mostra que não quer continuar sofrendo no Brasileirão.

Caindo na real

Há algum tempo, o Independência não tem a mesma mística para o Atlético. Na Copa Libertadores de 2013, o Horto teve um significado especial para o clube, com vitórias históricas. Quem não se lembra do “caiu no Horto, tá morto”? As coisas mudaram. Ao longo dos últimos anos, o Galo passou a mandar alguns jogos no Mineirão. Penso que o Gigante da Pampulha é a casa do Atlético. É onde o clube consegue comportar melhor sua torcida. Contra o Corinthians, a escolha deu certo. Mesmo numa quarta-feira fria à noite, 34 mil torcedores estiveram no Mineirão. E hoje a diretoria pode confirmar o Gigante da Pampulha como palco do duelo contra o Botafogo, na próxima quinta-feira, às 21h. Sem dúvida, uma decisão acertada.

Palco do superclássico

Por falar em Mineirão, o estádio vai receber o superclássico Brasil e Argentina, pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2018. O jogo deve ser confirmado para o dia 11 de novembro. Brasil e Argentina já se enfrentaram duas vezes no Mineirão pelas eliminatórias: em 2004, quando o Brasil venceu por 3 a 1, e em 2008, quando houve empate por 0 a 0. A torcida mineira merecia ter a oportunidade de ver um grande duelo. Que a seleção brasileira de Tite volte a nos dar alegria!

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.