Bella Gonçalves

O brilho do nosso Carnaval de luta

Festa engloba pautas políticas e sociais

Por BELLA GONÇALVES
Publicado em 25 de janeiro de 2024 | 07:14
 
 
Bella Gonçalvesjpg Foto: Ilustração/O Tempo

O boom do Carnaval de BH já completou uma década. Foi do povo, dos blocos de luta trazendo contestações, marchas e temas de defesa da cidade e sua gente que nosso carnaval ganhou força. Nesses anos, vivo o Carnaval intensamente, como foliã e também como parlamentar, seja na praça da Estação e nas ocupações urbanas, subindo a serra do Curral ou caminhando com a multidão na Guaicurus.

Nosso carnaval vem crescendo e atraindo cada vez mais pessoas. Entre 2013 e 2023, o número de foliões passou de 500 mil para 5,2 milhões. Como sempre defendeu nossa parceira Cida Falabella, precisamos estruturar uma política do carnaval que pense o evento a partir da geração de trabalho, renda e alegria o ano todo!

Para isso, o financiamento público é bom, e a gente gosta! Defendemos que a Cemig e a Copasa sigam públicas e também invistam nessa festa que gera tanta renda e orgulho.

Zema não pula Carnaval, mas não é dono da festa. Seu partido Novo sempre questionou de forma rasa os gastos públicos com o carnaval, e agora ele tenta se apropriar da festa. Mas o nosso Carnaval não será privatizado! Um exemplo disso é que a maioria dos blocos tem temas de defesa ambiental e denúncia do que Zema aliado às mineradoras tentam destruir. O “Então, Brilha”, por exemplo, vai falar sobre as nossas águas e o “Seu Vizinho” vai seguir na defesa da serra do Curral.

Nós, que amamos essa festa e a nossa cidade, queremos para o Carnaval o que queremos o ano inteiro: mobilidade urbana, dignidade para os ambulantes, reciclagem e cuidado com o meio ambiente, segurança pública, especialmente para as mulheres e população LGBT+. Batalhamos diariamente no parlamento por essas políticas, mas entendemos que são essenciais nos dias de carnaval para Belo Horizonte brilhar.

50 toneladas de lixo reciclado

Nosso mandato há anos atua junto às cooperativas para ter um Carnaval Lixo Zero. A iniciativa para reciclagem de lixo durante o carnaval começou em 2020 e nesse ano não iria acontecer. Nós conquistamos uma vitória importante junto às cooperativas de catadores com a viabilização do projeto ReciclaBelô, articulando para que as cooperativas, em parceria com prefeitura, Estado, Ministério Público e Copasa, possam reciclar 50 toneladas de lixo e gerar renda para 300 catadores.

Não é não

Atuamos firmes para garantir diálogos com a polícia militar e os blocos por um Carnaval seguro para todas as pessoas. Não queremos spray de pimenta, só explosões de glitter e alegria. Recentemente, o presidente Lula sancionou a lei “Não é Não”, uma medida fundamental. No entanto, devemos aprofundar nas construções na nossa cidade que fortalecem a segurança das mulheres, da população negra e LGBT+. Sou vice-presidenta da comissão de Direitos Humanos e estamos batalhando para diminuir os casos de assédio e violência contra nossa diversidade.

Busão de graça

Temos atuação constante na luta pelo transporte público de qualidade e pela tarifa zero ao longo do ano inteiro! O carnaval é um momento importante para avançar nessa pauta, já que cerca de 85% dos foliões são de BH e região Metropolitana. Por isso, enviamos ofício para Prefeitura e Estado solicitando a gratuidade nos ônibus e metrô da RMBH com linhas especiais de circulação entre blocos e estações. Ainda estamos pressionando, mas sem resposta.

Meu Carnaval é ambulante

Outra luta histórica nossa é junto aos trabalhadores ambulantes. Nas várias batalhas, já tivemos conquistas importantes como a quebra do monopólio da Ambev, a liberação de licenciamento aberto para todos e a aprovação da lei Rua Vive que dispensa o licenciamento prévio para comércio de bebidas nos eventos de rua espontâneos.

Várias dessas ações são construções coletivas que fazemos junto com a Gabinetona BH (Iza Lourença e Cida Falabella), com os blocos, trabalhadores ambulantes, da reciclagem e poder público. Pra rolar carnaval tem que ter diálogo!

Seguimos trabalhando para que o carnaval de BH possa brilhar cada vez mais e nossa cidade apresente uma festa popular, diversa e alegre como queremos!

BELLA GONÇALVES
Deputada Estadual de Minas (PSOL)