Blog da EmCash

Blog de Educação Financeira | Conteúdos sobre finanças pessoais que vão te ajudar com planejamento e organização financeira, para que você domine seu orçamento

P2P

O que é uma SEP e por que investir em uma?

Publicado em: Qua, 16/03/22 - 12h35

Existem diversas maneiras de diversificar a carteira de investimentos e garantir mais rentabilidade e menos riscos. Uma delas é investir em uma SEP, Sociedade de Empréstimo entre Pessoas, que permite bons rendimentos ao investir em diversas pessoas.

Interessado em aplicar seu dinheiro em um investimento diferente dos tradicionais? Então, entenda agora como funcionam as sociedades de empréstimo entre pessoas, quais as vantagens de investir e como fazer a aplicação.

O que é uma SEP – Sociedade de Empréstimo entre Pessoas?

SEP significa Sociedade de Empréstimo entre Pessoas, uma modalidade aprovada e regulamentada pelo Banco Central para intermediar a concessão de crédito entre pessoas físicas e jurídicas.

As SEPs são fintechs, ou seja, startups financeiras que têm o objetivo de facilitar o acesso ao crédito. A intenção é tornar o processo menos burocrático, mais barato e ágil do que os empréstimos bancários tradicionais.

As operações são sempre eletrônicas e, por isso, as fintechs são essenciais. Elas contam com tecnologias avançadas para possibilitar serviços 100% digitais.

As fintechs de empréstimo estão regulamentadas desde abril de 2018, no Brasil, por meio das resoluções 4.656 e 4.657 do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Como as SEPs funcionam?

O modelo é chamado também de peer-to-peer lending (P2P) e funciona da seguinte forma: a fintech é uma empresa que se torna a ponte entre investidores e tomadores, isto é, pessoas que estão precisando de um empréstimo. Assim, as SEPs não utilizam recursos próprios, elas apenas possibilitam que as pessoas façam empréstimos entre si de uma forma legal e segura.

Quando um tomador acessa a plataforma da SEP e pede um empréstimo, esse dinheiro vem, portanto, de um investidor (pessoa física ou jurídica). Em contrapartida, o empréstimo deve ser pago em parcelas com juros, que, neste modelo, são muito mais baixos que em outros tipos de empréstimo.

De acordo com o Banco Central, os credores podem fazer mais de um empréstimo ao mesmo tempo. E é assim que acontece a diversificação dos investimentos.

Do lado do tomador, ao fazer um empréstimo, ele não pode comprometer mais que 30% da sua renda mensal para pagamento das parcelas.

Por que investir em uma SEP?

As SEPs trazem vantagens para ambos os lados do empréstimo.

Para o tomador, o acesso a juros mais baixos, o que torna o empréstimo mais barato que nos bancos. Além disso, o processo de aprovação e concessão do crédito costuma ser mais rápido que nas operações mais tradicionais.

Para o investidor, as principais vantagens são:

Rendimento mais alto

Ao receber as parcelas do investimento, o investidor tem acesso a juros maiores do que os recebidos em outros tipos de investimentos, sobretudo os mais conhecidos da renda fixa – como a poupança, o Tesouro Direito ou o Crédito Direto Bancário (CDB).

Liberdade no investimento

Quem investe tem total liberdade de escolher a pessoa para a qual emprestará seu dinheiro. Além disso, as SEPs fazem a avaliação de crédito do tomador, para garantir que aquele será um bom pagador.

Ao investir, é possível acompanhar de forma próxima as etapas de concessão do empréstimo, a aprovação do crédito, os pagamentos das parcelas e outras – tudo pelo celular.

Você ajuda quem está precisando

O investimento em SEPs tem, ainda, um caráter social. Afinal, você emprestará dinheiro para alguém que está precisando no momento, dando acesso a taxas mais baixas que no mercado de crédito tradicional.

Esse empréstimo pode ser útil para que o tomador pague dívidas mais caras e se livre da negativação, para realizar metas financeiras que estavam no papel há muito tempo, dentre outros usos.

Renda mensal garantida

Ao longo dos meses em que o contrato do empréstimo vigorar, o investidor terá uma renda garantida paga de forma fixa pelo tomador. Isso ajuda a dar mais tranquilidade e estabilidade financeira.

Normalmente, os contratos de empréstimo são de médio ou longo prazo, o que traz uma garantia por muitos meses ao investidor.

Quais os riscos do empréstimo entre pessoas?

Assim como qualquer investimento, a aplicação em SEPs possui riscos. Aqui, é possível que o tomador de empréstimo não honre seus compromissos financeiros e, com isso, o investidor não receba as parcelas em dia.

Porém, caso haja a inadimplência, como as SEPs são regulamentadas, o investidor terá o amparo do contrato para receber seus pagamentos em atraso com juros e multas.

A fintech também faz a cobrança do pagamento e, se preciso, cuida da negativação do tomador e negociação para que o investidor receba o valor devido.

Empréstimo consignado privado

Um dos tipos de empréstimo entre pessoas que tem o mínimo risco de inadimplência é o empréstimo consignado. Isso porque o pagamento das parcelas está vinculado à folha de pagamento do tomador.

Nesse caso, o crédito é concedido apenas a pessoas empregadas com carteira assinada em empresas privadas. Ao pedir o empréstimo, o pagamento é descontado diretamente do salário da pessoa, o que minimiza os riscos.

Como investir em uma SEP?

Existem diversas empresas credenciadas pelo Banco Central para operar como SEP atualmente no Brasil e o mercado está em plena ascensão. Para investir é importante pesquisar o tipo de empréstimo que aquela fintech intermedia, se é entre pessoas físicas, jurídicas, se é consignado, empréstimo com garantia e outros.

A EmCash é uma das fintechs já consolidadas no mercado de SEP, que atua no segmento de empréstimo consignado privado. Ao investir na plataforma, você oferece aos empregados das empresas parceiras a possibilidade de solucionar seus problemas financeiros ou conquistar sonhos.

Quer saber mais como funciona? É só acessar o site da EmCash.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.