CÂNDIDO HENRIQUE

O favoritismo do Cruzeiro

A Raposa mostrou que é muito superior ao Corinthians; dominou o jogo, e a vitória por 1 a 0 foi pouco

Por Da Redação
Publicado em 14 de outubro de 2018 | 03:00
 
 

O Cruzeiro é o favorito a conquistar o título da Copa do Brasil – o que seria o sexto de sua história pelo torneio mata-mata. E há mais de um motivo para eu afirmar isso e também para você acreditar no que eu digo.

A primeira razão é o desempenho celeste no primeiro duelo da decisão. A Raposa mostrou que é muito superior ao Corinthians. Dominou o jogo, e a vitória por 1 a 0 foi pouco.

Não vou dizer que foi injusta, já que o time paulista tem Cássio, um grande goleiro e que segurou o ímpeto do ataque azul e branco. Mas o Cruzeiro mostrou ser superior ao Corinthians em todos os setores.

O segundo motivo é a facilidade que a Raposa já mostrou em jogar no contra-ataque. Foi assim contra o Palmeiras, na fase anterior da Copa do Brasil, e também contra o Flamengo, pelas oitavas de final da Libertadores.

Mano Menezes sabe armar um time com o placar a seu favor. Quem espera um Corinthians impiedoso, também pode esperar um Cruzeiro traiçoeiro pronto para o bote a qualquer momento.

A terceira razão é a fragilidade do Corinthians. Há muito tempo não se via um finalista tão frágil. Fábio não foi exigido pelos alvinegros paulistas em instante algum. Bem compacto defensivamente, o Timão não sabia como chegar ao ataque.

Na quarta-feira, se atacar o Cruzeiro de qualquer maneira, poderá abrir o espaço que Mano Menezes e seus comandados querem, e o hexa poderá vir até com uma vitória em pleno Itaquerão.

O quarto motivo é o mais óbvio. O elenco do Cruzeiro é melhor. Tem jogadores mais decisivos e peças vindas do banco de reservas que podem mudar a história do confronto. O Corinthians vai conseguir algo a mais com Romero e Sheik? Bem difícil!

No entanto, se em Itaquera o Cruzeiro não conseguir mostrar sua superioridade e perder por um gol de diferença, a torcida celeste pode começar a temer a superioridade nos pênaltis.

O único ponto que me impressionou no Corinthians na quarta-feira foi a qualidade de Cássio. Um goleiro de gabarito, da qualidade do Fábio. São dois grandes defensores de pênalti e fariam um duelo histórico.

Mano precisa, então, montar um time para fazer o que sabe. Não estou aqui para ensiná-lo. Longe disso. Eu que aprendo vendo como Mano administra o time. Um líder que merece mais respeito do que já tem, principalmente da crítica nacional.

Hoje, o Cruzeiro tem um dos melhores treinadores do país. Ele tem filosofia e certeza do que quer com o time. Dois pontos que faltam na maioria das equipes brasileiras.

Qualquer que seja o resultado final, o ideal é que o Cruzeiro pense em manter seu treinador para 2019. No mercado, não há ninguém como Mano Menezes.

Atlético x América

O Galo, que ainda luta por vaga na Libertadores, não pode sonhar em perder no Independência. Uma derrota será a confirmação de uma crise, que pode culminar na saída do G-6 do Brasileiro nas próximas rodadas.

Do outro lado, o América também vê o risco do rebaixamento florescer. Vencer o Galo seria a mudança de patamar necessária em um momento de dúvidas no Coelho.