Inovação

Cerveja instantânea sacode mercado das artesanais

Apresentada no Mondial de La Bière, em SP, bebida em sachê causou furor na internet

Por Renata Abritta
Publicado em 09 de junho de 2019 | 03:00
 
 
Para ficar pronta, basta misturar o líquido concentrado com água com gás gelada Divulgação

Para alguns, uma inovação. Para outros, uma jogada de marketing. O fato é que um vídeo tem circulado amplamente pelas redes sociais mostrando uma cerveja feita instantaneamente, ao se misturar um líquido concentrado com água com gás gelada. Muita gente duvidou da veracidade das imagens, mas elas são reais.

Trata-se da primeira bebida alcoólica mista à base de cerveja instantânea do mundo. O produto, criado pela cervejaria Pratinha, de Ribeirão Preto, foi apresentado oficialmente no Mondial de La Bière, em São Paulo, realizado no último fim de semana.

Ela é uma cerveja artesanal ultraconcentrada que fica pronta com a adição de um copo de água com gás gelada. O resultado são 250 ml de bebida alcoólica à base de cerveja pronta para beber. O produto será comercializado em uma versão stand-up pouch com bico (pocket), que é individual. De acordo com a cervejaria, testes com cápsulas também estão sendo feitos para o uso em equipamentos domésticos. 

Pesquisa

A bebida faz parte da linha Magic Booze, projeto da startup da Pratinha, que foi a cervejaria mais premiada do Mondial. Foram nove meses de pesquisas para chegar a esse resultado. 

Para José Virgílio Braghetto Neto, sócio-diretor da cervejaria, o produto quebra paradigmas e abre novas experiências para o consumidor. “Ficamos muito felizes quando alcançamos o resultado desejado com a Magic Booze, e a expectativa é que outros estilos sejam desenvolvidos na sua versão instantânea em breve”, afirma.

Produção

A cerveja é produzida normalmente. Depois da receita da cerveja pronta, o produto passa por uma etapa de congelamento a baixíssima temperatura e redução da pressão, o que faz com que a parte líquida passe pelo processo de sublimação. No passo seguinte, ganha uma nova adição de maltes e lúpulos de perfis aromáticos. Ela é registrada como “bebida alcoólica mista”, já que a cerveja é desconstruída e, depois, reconstituída.

Segundo a empresa, a fórmula-base é de uma cerveja artesanal sem adição de nenhum ingrediente artificial. A Pratinha Instantânea poderá ser adquirida em breve no site da marca, mas, devido à grande procura, no momento o produto encontra-se indisponível. Nesse formato, estarão disponíveis, a princípio, o rótulo Pratipa (Ipa) e o estilo Weizen, por R$14,99.

Opiniões

No meio cervejeiro, a novidade gerou reações positivas e, também, negativas. A qualidade da bebida chegou a ser comparada a de sucos em pó, mas a marca reforçou que o produto é líquido e é cerveja de verdade.

Diante da novidade, o professor e pesquisador Jamal Awadallak, do Paraná, fez sua própria bebida instantânea para testar a técnica. “Não provei a da Pratinha, mas a que fiz ficou 100 por cento. No quesito sensorial, não teve perda nenhuma”, conta. O processo utilizado por ele pode ser conferido no canal Beer School, no Youtube.