Cerveja e Cultura

O Cerveja é Cultura é escrito pela jornalista Renata Abritta

O que faz a artesanal ter o preço mais elevado?

Publicado em: Sáb, 12/10/19 - 03h00
“A cervejaria artesanal gera 19 vezes mais empregos por litro produzido do que as grandes cervejarias” | Foto: arquivo pessoal

Marcelo Maciel

Sócio da cervejaria Astúcia

Porque a cerveja artesanal é um produto mais caro?

Começa pelas embalagens, como garrafa, latas e caixas, que chegam a custar mais de dez vezes mais caro do que para as grandes cervejarias. Depois vêm os insumos. Os que normalmente usamos são maltes especiais, lúpulos e leveduras que dão características diferentes para a cerveja e são mais caros. Outro ponto é a escala de produção: estilos diferentes do pilsen têm um público bem menor e costumam ficar mais tempo na prateleira, e isso significa um custo maior no ponto de venda, o que faz com que eles coloquem uma margem de preço maior no produto artesanal. Por último, ainda tem uma grande diferença na carga de impostos.

Quais são os tributos que incidem sobre a cerveja artesanal?

As cervejarias foram incluídas no Simples Nacional pouco mais de um ano atrás, mas com uma pequena distorção. As cervejarias ciganas, aquelas que terceirizam a produção em outro estabelecimento, não podem optar por esse regime de tributação. As cervejarias optantes pelo Simples pagam, além desse imposto, o ICMS-ST. As que não são optantes pagam PIS, Cofins, IPI, ICMS e ICMS-ST. Com relação ao ICMS, existe um regime especial de tributação para cervejarias pequenas em Minas, que reduz um pouco os impostos, mas que também não beneficia cervejarias ciganas. O maior problema que temos é o ICMS-ST.

Por quê?

O ICMS-ST foi criado para facilitar a cobrança pelos Estados do ICMS que teria que ser pago por bares, restaurantes, lojas e supermercados, sendo retido pelas cervejarias. Além de ser estimado em valores fora da realidade, ainda causa problema de fluxo de caixa para as cervejarias. Continue lendo AQUI

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.