Cerveja e Cultura

Oscar da Cerveja
Publicado em: Sun Aug 19 03:00:43 GMT-03:00 2018

Oscar da Cerveja

Depois de muita expectativa no mercado cervejeiro e alguns spoilers, nesta semana foi liberado o resultado do World Beer Awards 2018, um dos mais importantes concursos cervejeiros do mundo, considerado o “Oscar da cerveja”. O Brasil conquistou cerca de 200 medalhas. Dessas, 40 premiações vieram para Minas Gerais. Foram premiados rótulos de sete cervejarias: Wäls (22 medalhas), Capa Preta (sete), Backer (quatro), Albanos (três), Verace (dois), Vinil (um) e Dos Caras (um). Para conferir a lista completa, acesse o blog Cerveja é Cultura em otempo.com.br/blogs.

Lúpulo Mineiro

A Mantiqueira Beer, experimental da Cervejaria Loba, começou a ser produzida no início de julho com lúpulos mineiros, iniciativa inédita. A bebida feita com o ingrediente cultivado em Rio Espera, na Zona da Mata, finalmente está pronta. Segundo análise da cervejaria, apesar de o lúpulo ser de primeira safra, por isso ainda aquém da plenitude biológica, conferiu um amargor de ótima qualidade e possui potencial de amargor e sabor similar ao da planta matriz (BRK2014). Ainda segundo a análise, o lúpulo não conferiu à cerveja os aromas identificados na flor, o que é normal para uma planta no seu primeiro ciclo de produção, que ocorre no terceiro ciclo.

Nova Cervejaria

O Jardim Canadá, em Nova Lima, vai ganhar em breve uma nova fábrica de cerveja artesanal: a Slod. Os equipamentos, que chegaram nessa semana, são de alta tecnologia, do mesmo fabricante dos utilizados pela Verace e pela Küd. Está prevista a produção estilos, como pilsen, american wheat, pale ale e american pale ale, tudo sob consultoria do mestre cervejeiro Paulo Schiaveto. A expectativa é que a Slod seja inaugurada em setembro, na rua Niágara, 1.147. Os sócios são Christian Ayres, empresário do ramo da construção civil, e os cervejeiros Rauzer Dias e Leandro Giffoni.