Beer craft

Qualificação é palavra de ordem no mercado cervejeiro

Expansão do setor aumenta demanda por profissionais capacitados; ser sommelier de cerveja faz a diferença

Por Renata Abritta
Publicado em 16 de junho de 2019 | 03:00
 
 
Carlos Henrique Vasconcelos é mestre cervejeiro e professor da ABS-MG Fred Magno/06.08.2018

A cerveja artesanal caiu no gosto dos brasileiros. E o reflexo disso é o aumento da procura por cursos para aprofundar no conhecimento do universo da bebida. Em um momento em que o setor se expande – com a criação de uma cervejaria a cada dois dias aproximadamente, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) referentes a 2018 – a capacitação se mostra cada vez mais necessária para quem pretende se inserir no meio ou agregar aperfeiçoamento ao trabalho.

Bares e restaurantes têm investido na venda da bebida, assim como novos estabelecimentos voltados para as artesanais vêm surgindo em ritmo acelerado. Diante desse cenário, um profissional desponta no meio: o sommelier de cervejas (ou beer sommelier).

“Ele pode atuar em diversas frentes, sendo a principal o atendimento ao cliente em bares, restaurantes, empórios e lojas especializadas. Além disso, o sommelier de cervejas também atua como gestor de compras e de estoque dos estabelecimentos de bebidas, no treinamento de equipes de atendimento, na elaboração de cartas de cervejas e em cursos de formação de profissionais de sommelieria”, explica Carlos Henrique Vasconcelos, mestre cervejeiro e professor da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-MG).

A profissão ainda é muito recente no Brasil. Mas, segundo Vasconcelos, a busca por mão de obra especializada é crescente. “Apesar de não haver regulamentação específica da profissão de sommelier de cervejas no país, o mercado tem demandado e contratado cada vez mais profissionais. O maior desafio do profissional é estar sempre atualizado, para atender as demandas de um mercado que a cada dia cresce mais”, explica.

Possibilidades

Além de amantes da cerveja curiosos e de interessados em trabalhar com o serviço da cerveja em si, pessoas envolvidas no processo produtivo também têm buscado o curso de beer sommelier. É o caso do Juliano Palmieri Lage, especializado em tecnologia cervejeira, que optou por ter um conhecimento completo sobre a bebida.

“Minha história com cerveja começou em 2012 com produção caseira, e, em 2017 fundei, junto com meu irmão, a cervejaria cigana Carcamanos. Com o curso da ABS, meu objetivo foi complementar a especialização com ‘a outra ponta da linha’, ou seja, aproximar-me do cliente final, aprofundando nas áreas de serviço e harmonização. Além do claro networking gerado em qualquer curso, o objetivo principal foi adquirir conhecimento para dar treinamentos de formação de brigada de vendas de nossos pontos de venda (PDVs), com foco em aumentar nossas vendas, além de aumentar o relacionamento com os PDVs”, conta Lage.

Quem também decidiu investir no universo do beer sommelier foi Maurício Barroso, que é cervejeiro caseiro (homebrewer). Ele considera o curso “surpreendentemente imprescindível” em sua trajetória no mundo das artesanais. “O fantástico é como as técnicas ministradas ampliam a capacidade de entendimento sensorial dos alunos, tanto na questão da análise dos estilos quanto no entendimento da harmonização da culinária com a cerveja. Saio, com certeza, mais capacitado a melhorar minha produção e a melhor analisar cervejas e suas combinações gastronômicas”, considera.

Já para Tatiana Paro, gerente de eventos do Templo Cervejeiro, a formação como beer sommelier foi importante para melhorar sua relação com os clientes. “No curso eu consegui absorver questões técnicas, tanto de equipamentos quanto de insumos necessários para a fabricação de cerveja. Como vendo eventos no restaurante cervejeiro, meus resultados de venda foram positivos após o curso, e atribuo boa parte disso à minha argumentação com o cliente”, comemora.

Técnica, insumos e harmonizações

Qualquer pessoa pode se tornar um beer sommelier, desde que tenha mais de 18 anos e ensino médio completo. Na Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-MG), o curso tem duração de um semestre letivo, com aulas semanais, nas segundas-feiras à noite. Nesse período, o aluno terá contato com a atuação profissional do beer sommelier, as nuances da profissão e o mercado de trabalho.

“Evidentemente que, para trabalhar como sommelier de cervejas, o aluno estudará de forma aprofundada as características das escolas cervejeiras e seus estilos mais significativos, os insumos, o processo produtivo, o serviço, as harmonizações com pratos e tudo que se relaciona ao universo da cerveja”, destaca Carlos Henrique Vasconcelos, professor da ABS-MG.

Ele explica que, na parte teórica, os alunos aprendem os pontos mais importantes sobre a bebida, seus insumos, a forma de produção, os estilos de cerveja e suas origens, as técnicas de serviço (como temperaturas e copos apropriados para melhor degustação de uma cerveja) e, principalmente, as harmonizações de cervejas com a comida, um dos pontos mais importantes da atuação profissional do sommelier.

Após o estudo teórico, o aluno coloca em prática as técnicas de análise sensorial de bebidas que ele aprende ao longo do curso, fazendo a degustação orientada de mais de cem rótulos diferentes de cervejas. Além disso, ele deve praticar as técnicas de serviço, não só de cervejas, mas também de chopes. 

“Por fim, vamos praticar harmonizações, desde os sabores básicos até um jantar harmonizado completo, com aperitivos, entrada, primeiro e segundo pratos e terminando na sobremesa. Uma aventura completa nas experiências sensoriais da cerveja e da gastronomia”, pontua Vasconcelos.

Inscrições

As inscrições para o curso de sommelier de cervejas da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-MG) estão abertas para início em agosto. Os interessados podem se inscrever até 31 de julho por meio do site www.abs-minas.com.br. O curso é ministrado pelo professor Carlos Henrique Vasconcelos na sede, localizada na av. do Contorno, 8.000, sala 1.803, bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul de Belo Horizonte. As vagas são limitadas. 

Filiada à Association de la Sommellerie Internationale (ASI), a ABS está presente em vários Estados. Em Minas são oferecidos três cursos profissionalizantes de sommelier: de vinhos, de cervejas e o mais recentemente criado, de cachaças. Para outras informações, o telefone é (31) 2555 8938.