CHICO MAIA

O campeonato é mais difícil do que se imagina

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 26 de maio de 2015 | 03:00
 
 

Esse jogo do Atlético contra o xará paranaense serviu para mostrar que essa história de “favorito” só serve para complicar a vida do time que se ilude com a conversa marota pra boi dormir. O Galo foi bem na partida, principalmente no primeiro tempo, mas não conseguiu aproveitar as ótimas oportunidades muito bem criadas. O elenco atleticano é do mesmo nível da maioria dos concorrentes e só se dará bem se mantiver o ritmo da partida contra o Fluminense, o que não é fácil.

O Brasileirão é um campeonato dificílimo e justo, que premia o melhor preparado em todos os aspectos. Será campeão o que tiver o melhor elenco, que, consequentemente, envolverá as melhores condições técnicas, físicas e psicológicas. Com apenas três rodadas é impossível arriscar palpites.

Melhor, mas...

Aparentemente o time do Atlético é muito melhor que o paranaense, e, apesar do volume de jogo, perdeu. E não há nenhuma explicação que justifique. O rubro-negro do Paraná soube marcar um gol, não sofrer nenhum e venceu com toda a justiça. Na prática, correu mais, buscou a vitória com a devida intensidade e se deu bem. Contestar o quê?

Nada a ver I

Marcelo Oliveira optou por um time totalmente reserva contra a Ponte Preta. Agiu certíssimo, apesar de muitos cruzeirenses contestarem essa estratégia. Alguns que me escrevem lembram o Campeonato Espanhol para dizer que Real Madrid e Barcelona não poupam jogadores, apesar de jogar aos domingos e no meio da semana. Ora, ora, que elencos têm esses donos do futebol mundial?

Nada a ver II

Não há como comparar o que vivemos com o que vivem os europeus! Apesar de tudo, o quadro tende a piorar aqui para as nossas bandas. Os grandes clubes brasileiros devem muito, principalmente ao governo, que não tem dó nem piedade quando resolve cobrar de quem quer que seja. Ninguém escapa. Na Europa tem times e reservas do mesmo nível, diferentemente dos nossos aqui.

Calma gente!

Os americanos precisam tratar com mais calma o momento vivido pelo clube e pelo time. Pedem a cabeça de Givanildo Oliveira, mas se esquecem de que trata-se de um treinador sério, incorporado ao espírito da diretoria, de tentar crescer sem gastar o que não pode. A goleada sobre o Santa Cruz é um bom sintoma.

Parece

A campanha do Cruzeiro nesta Libertadores está muito parecida com a do bi da competição, em 1997. Um time razoável, para não dizer “meia-boca”, porém, determinado. Naquele ano, o Grêmio era o favorito absoluto, e o Cruzeiro teria que passar por ele, no segundo jogo em Porto Alegre. Foi 2 a 1 no Mineirão, e venceu por 2 a 0 no estádio Olímpico, surpreendentemente.

Partiu Riascos!

Pois é! Ele tem 28 anos, e o Vasco será o 11º clube da carreira dele. Contratação mal feita, como tantas outras feitas pelos grandes clubes brasileiros. É claro que não houve uma conversa da diretoria com a comissão técnica para decidir se seria uma boa aquisição ou não. Caso Marcelo Oliveira quisesse Riascos, teria dado reais oportunidades a ele, o que não ocorreu. Ele não é ruim, porém, enfrentou esse problema interno cruzeirense e, possivelmente, ganhou a má vontade do treinador.

Fala o torcedor

Obrigado ao atleticano Paulo Roberto Gomes Luz, que enviou este e-mail para a coluna: “O Galo jogou contra com uma “Brisa” fraca, sem preparo, quase ridículo e não conseguiu vencer o que era um jogo fácil. Os erros de passes do Galo têm sido uma constante incompreensível para um time que tem a estrutura e os salários que tem. Erro de fundamentos é inaceitável para um time profissional. Raros os cruzamentos certos. Muitos passes errados.”

Tabela da segundona

A FMF divulgou ontem a tabela do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. A primeira rodada será dia 26 de junho, domingo. O nosso Democrata Jacaré vai estrear em São João del Rei contra o Figueirense (sim, Figueirense, de São João, fundado em 1975), às 16h; Uberaba x Coimbra, no Uberabão, 16h; Siderúrgica x União Luziense, no estádio Israel Pinheiro, em Itabira, 16h; Guaxupé x Ituiutabano, em Guaxupé, 10h30; Novo Esporte x Ponte Nova, em Ipatinga, 15h30; Betinense x Formiga, 16h; na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.