THIAGO NOGUEIRA

Do fiel torcedor ao fiel tuiteiro

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 04 de agosto de 2017 | 03:00
 
 

Em tempos modernos, o Twitter transformou-se numa verdadeira extensão das arquibancadas. O espaço é democrático e tem de tudo: palpiteiros, militantes, extremistas e aqueles que estão ali só para observar. E tudo – ainda bem – é recheado por muito bom humor. O que seria de nós sem os memes?

Porém, o que tem chamado mais atenção nesse universo é o impressionante poder de engajamento no mundo esportivo. Seja com opiniões ou informações, a rede social foi capaz de potencializar vozes, fazendo inveja a qualquer coro em massa nos estádios. Segundo o próprio Twitter, 80% dos brasileiros na plataforma se interessam por esportes. Durante grandes eventos, o espaço interativo concentra, em média, mais de 70% de todo o conteúdo produzido por consumidores na internet. E, num campo fértil como esse, o torcedor ganha cada vez mais o atributo de consumidor. De olho nisso, clubes, atletas, entidades correlacionadas e patrocinadores têm buscado aproximar-se desse seguimento. Quando bem usado, é um prato cheio para a fidelização.

Whoppedrinho

Na semana passada, o jovem atacante Pedrinho fez seu primeiro gol pelo Corinthians. Advinha onde ele foi comemorar? “Fui ao Burger King”, soltou ele na coletiva de imprensa. Esperto, o Twitter da equipe paulista aproveitou a deixa e pediu sanduíche para o jogador para o resto da vida. “Com certeza o BK é o melhor lugar pra comemorar, galera... Pedrinho que o diga!”, respondeu a rede de fast-food, que já tratou de criar e mandar para o garoto um Whoppedrinho no dia seguinte.

Ousadia e alegria

Barrado com um desodorante, um torcedor bateu boca com @Mineirao, numa história que ganhou a interação da @CopadoBrasil e da @rexonawomen. É o marketing de oportunidade, e o torcedor ganhou até uma caixa do produto. Com posts que fogem do lugar-comum, o @Mineirao sabe agitar seus seguidores. Nesta semana, um simples “oi, sumido @atletico”, em alusão ao tempo sem jogos do Galo por lá, viralizou. Ontem, a mensagem foi “oi, de casa @Cruzeiro”.

Prudência

Essas postagens descoladas, que podem gerar do êxtase à ira dos torcedores, são um campo ainda tratado com cuidado pelas contas dos clubes. A comemoração de hoje pode ser a munição de amanhã (há quem adore desenterrar tuítes antigos e contraditórios). A dupla @atletico e @Cruzeiro ainda exploram pouco esse universo. O @americamg, talvez até para conquistar novos adeptos, tem sido mais destemido, abusado dos trocadilhos e arrancado risadas.

Gol deles

Tarefa de casa: vá ao Twitter de seu time e veja como ele noticia um gol sofrido. “Gol do adversário”, dirá a maioria deles. Outros até vão escrever o nome do oponente ou, simplesmente, atualizar o placar da partida. Daí os comentários, certamente, virão associados a palavrões e xingamentos. É dureza, mas não teria outro jeito? O @ParanaClube, quando enfrentou o Atlético, precisou apenas ser sincero. “Gol deles. VTNC!”. O Twitter foi abaixo.

Seguidor VIP

Quer saber primeiro? Então siga o Twitter oficial de seu clube. Uma contratação, por exemplo, será confirmada por lá. Os clubes têm optado em usar a rede social para valorizar seu maior patrimônio, o torcedor. Quando sai a escalação de um jogo, normalmente uma hora antes de a bola rolar, ela aparecerá primeiro no Twitter. Ações para sócio-torcedores, venda de ingressos e outras novidades também são concentradas no perfil oficial.

Pedido

“Oi, @Mineirao, você é tão popular. Me ajude a bombar esta coluna? Nunca te pedi nada!” Pronto. Agora é só aguardar a compaixão do estagiário para com este pobre colunista. Bem, pedido feito (não conte pra ninguém, mas essa espécie de solicitação é uma provocação para bombar o tema de hoje), aguardemos. P.S.: Não precisa printar esta página, viu? A versão online da coluna está lá no otempo.com.br/superfc. Grato pela atenção.