COLUNA DO JACARÉ

Chegou A XRE 190 2019

A Honda apresentou o modelo 2019 da sua mais versátil moto de todo-terreno de média cilindrada, a XRE 190

Por JOSÉ CARLOS ROBERTO (ZC JACARÉ)
Publicado em 10 de outubro de 2018 | 03:00
 
 
Nova Honda XER 190 2019 Honda/divulgação

A Honda apresentou o modelo 2019 da sua mais versátil moto de todo-terreno de média cilindrada, a XRE 190. Derivada diretamente da XRE 300, sua irmã maior, ela chega com nova cor e grafismos atualizados que deixaram o visual ainda mais atraente e moderno. A Honda informa ser essa moto nacional mais acessível já equipada com o freio ABS, ideal para iniciantes, ou não, que querem um pouco mais de potência, mas não abrem mão do peso menor que facilita a pilotagem.

Uma referência quantoa sua utilização mista, cidade e estrada (de qualquer tipo), e dado as sua motorização de 190 cc e suas suspensões bem-acertadas de longo curso, para proporcionar excelente conforto e agilidade no uso diário.

Com o ótimo chassi muito bem desenvolvido, a XRE 190 oferece agilidade e mais manobrabilidade com muita facilidade no uso do dia a dia, além de propiciar maior estabilidade nas rodovias com segurança, pois confere grande poder de frenagem com os freios à disco.

O desenho geral não mudou, mas o destaque na estética fica por conta das novas cores laranja e vermelho pérola, além de manter a cor prata de 2018. Os grafismos refletem modernidade e agressividade, com apliques perfeitos que realçam o modelo de longe. Complementa o modelo a elegante ponteira de escape e o conjunto de carenagens laterais do tanque, que recebe de 13,5 L.

A Honda XRE 190 2019 tem preço de R$ 13.760, em São Paulo, e garantia de três anos, sem limite de quilometragem.

Motor valente

Como em time que está ganhando nunca se mexe, a nova Honda XRE 190 continua com o mesmo motor de 184,4 cc, que permanece muito atual, carregando tecnologias avançadas em sua construção, como os balancins roletados no cabeçote, que diminui os atritos e a temperatura de funcionamento. Ele é um monocilíndrico de quatro tempos, comando OHC de corrente com duas válvulas, refrigeração ar e injeção bicombustível. Os números de desempenho são: potência de 16,4 cv com etanol e 16,3 cv com gasolina a 8.500 rpm e torque máximo de 1,66 kgfm com etanol e 1,65 kgfm com gasolina a 6.000 rpm, que, aliados ao peso seco de apenas 127 kg, garantem uma relação peso-potência muito boa. O câmbio é de cinco marchas.

A boa ciclística é garantida pelo chassi tubular em aço, complementando a suspensão dianteira telescópica e a traseira monoamortecida, ambas mais altas. Além disso, há o sistema ABS de atuação apenas no freio da frente, deixando o freio a disco traseiro com total controle de atuação pelo piloto, o que é bom para a condução em pistas de terra. As rodas são raiadas com aros com acabamento em cromo fumê.

A XRE 190 tem ainda bagageiro, que chega preparado para instalação de baú, incorporando também as boas alças laterais. A lanterna, o suporte de placa e os piscas são elevados.

Encorpando tecnologias de vanguarda, o modelo vem equipado com a modernidade doQR Code na carenagem frontal. Por ele é possível ter acesso ao manual do proprietário e outros conteúdos como sugestão de roteiros, dicas de manutenção etc.

O painel é totalmente digital, dotado de marcador de combustível, contagiros, velocímetro, hodômetro total e parcial e das luzes-alerta.
Mais informações em www.honda.com.br.

Ficha Técnica: Honda XRE 190

Motor

Monocilíndrico, 4T, 184,4 cc, OHC de 2 válvulas, arrefecimento a ar e injeção bicombustível

Potência

16,4 cv a 8.500 rpm

Torque

1,66 kgfm a 6.000 rpm

Câmbio

5 marchas

Chassi

Tubular de aço

Freio

Discos com ABS na frente

Tanque

13,5 L

Suspensão

(T) monoamortecida (D) telescópica simples

Peso seco

127 kg

Preço em SP

R$ 13.760

 

MOTONOTÍCIAS

* O estacionamento rotativo agora é digital em BH. O talão foi extinto. Segundo a BHTrans, os motofretistas também serão monitorados e terão que logar no app, a cada local que estacionar para não serem notificados, mas não pagam nada. O sistema começa a valer em 26/10. Com essa medida o órgão espera acabar com o uso dos estacionamentos de Aluguel pelos motoboys ilegais, prejudicando os legalizados, os quais precisam estacionar para exercer a profissão.

* Motoclubistas abominavam falar de política. Mas nessas eleições parece que isto está mudando. É o que registram as redes sociais. Graças a Deus, pois vivemos política e dependemos dela o tempo todo. Nossa união precisa ser resgatada com representantes nas assembleias nacional e estaduais a fim de obtermos representatividade e ter os nossos muitos pleitos atendidos.

* Motociclistas, sem deputados que nos representem não teremos pedágio livre, redução de IPI, ICMS e IPVA (ou isenção no caso de mototaxistas e motoboys), segurança no trânsito com tintas antiderrapante nas faixas (lei devia proibir tinta escorregadia e mais), estradas sem buracos ou lombadas exageradas e, o mais importante, lei que incentive (além de conseguir gratuidade de taxas e reservas de verbas) os encontros culturais e eventos esportivos, que os motoclubes realizam em todo Brasil, estimulando a cultura do turismo em moto e da boa música.

* Pergunto aos motociclistas, motoclubistas e motofretistas: quem nos representa perante os governos? Quais deputados elegemos? Desse pleito devemos tirar essa lição: motociclistas precisam falar e argumentar sobre política para que a nossa união produza elo forte, revelando nomes que possam ser eleitos por este grande grupo das motos, para nos representar e lutar por nossas demandas. Agora, temos três anos para construir esse elo.

 

PASSEIO JACAREMOTO

FIM DE SEMANA

* 13º Aniversário do MC Os Vigaristas Brasil em BH. Entrada franca e show da banda Gordini e muito mais. (31) 996 521 779.

* 8º Encontro de Motociclistas em São João del Rei. Realização: Associação de Motociclistas (Amem-Sjdr). (32) 984 268 791.

* 4° Motofest em Ipatinga. Show de rock e entrada franca. Realização: Associação dos Motociclistas de Ipatinga (Amipa). (31) 999 164 300.

* Megamortocycle em Montes Claros. Realização: União de Motoclubes. (38) 998 486 510.

SEXTA

* 5ª Moto Romaria Asas de Ícaro de Lagoa da Prata a Campos Altos. (37) 999 055 020.

SÁBADO

* 16º Aniversário do Os Confederados MC em BH com show de rock. (31) 994 805 988.

www.jacaremoto.com.br; cadastro na agenda pelo: jacare.jacaremoto@gmail.com