Coluna do Jacare

Honda PCX 150 2016

Publicado em: Qua, 27/01/16 - 01h58
Acompanhando o momento brasileiro da descoberta do scooter e, por conseguinte, o aumento de aceitação do modelo, a Honda atualizou o seu líder de vendas da categoria. O Novo PCX 150 2016 ganhou no Brasil as mesmas melhorias, que recebeu, há pouco tempo, na Europa. Assim, o modelo tem novas carenagens, rabeta mais alta, em estilo mais esportivo, e banco em dois níveis, com conforto maior, formando um visual agressivo e moderno. Na área frontal, o farol tem formato mais tradicional (sem as saídas laterais no bloco óptico) e mais eficiente, e as outras luzes são de LEDs. Nas suspensões, os dois amortecedores traseiros são mais fortes (mas não espere o conforto de uma moto; scooter é mais duro mesmo), o que melhora o amortecimento do scooter em terrenos irregulares. Já o motor teve pequena redução de cilindrada (devido ao programa de redução de poluição: Promot 5) mas, isso não interferiu em nada no bom desempenho no uso diário, conforme diferentes testes realizados por vários jornalistas especializados. Em contrapartida, o tanque aumentou de seis para oito litros, aumentando a comodidade no scooter PCX.
 
Motor eficiente

O motor do novo PCX 150 é um monocilíndrico, de quatro tempos, 149,3 cc, arrefecido a líquido com injeção eletrônica. A potência é 13,1 cv a 8.500 rpm e o torque de 1,36 kgfm a 5.000 rpm. A versão anterior tinha 152,9 cc – dessa forma, a potência atual baixou de 13,6 para 13,1 cv. O moderno câmbio é CVT automático, com utilização de polias e correias de grande praticidade (bastando acelerar) no uso urbano – com essa potência se pode arriscar pequenas viagens com segurança. No quesito uso e conforto, as alças de garupa são novas, e o bagageiro é preparado para receber bauleto. O novo painel conta com computador de bordo para maior controle do rendimento. Na atualização foi implantado uma tomada de 12 v para carregar equipamentos eletrônicos. O scooter tem rodas de aro 14 polegadas, em liga leve, com pneus sem câmara, e freios conjugados CBS, que aumentam a segurança nas frenagens. O Honda PCX 150 2016 já está disponível nas cores preto e cinza, ao preço de R$ 10.814, em SP.


MOTONOTÍCIAS
 
BMW R1200 GS 2×2 está em planejamento. Essa tração apesar de não ser inédito, ainda é novidade. Essa BMW usa motor elétrico em vez de sistema mecânico, que até agora era utilizado. O motor elétrico na roda dianteira, que tem 13,6 cv, melhora a propulsão no off-road e a rapidez nas curvas e permite levar a moto a até 19 km/h com o motor normal desligado, além de ajudar nas manobras de ré.

Recall da Yamaha MT09 por possível quebra do fixador da coroa. Agende vistoria gratuita, 0800 774 3738.

Recall da BMW 600 Sport e C 650 GT (scooters) para verificar a mangueira do freio dianteiro, 0800 707 3578. 

Trilhão de motos e Jipes. Uma boa para curtir o fim de semana e ainda fazer bem ao coração, é o 6º Trilhão beneficente de Itaguara. Em amparo ao hospital da Santa Casa, é um dos eventos dos mais divertidos da região. O pior é a marmelada na apuração, com meu amigo Zé Pereira, de Crucilândia, sempre em destaque no 4x4. Veja mais no maior site de off-road de Minas, maistrilhas.com.br. 

Outro evento, que vale a pena é o 1º Encontro de Motociclistas de São Gonçalo do Pará, sexta e sábado, com show de cinco bandas de rock grátis.

O DPVAT não tem multa e, assim, teoricamente, pode ser pago até maio, a tempo de ser processado o DUT de 2016. Já o IPVA e a Taxa de Licenciamento têm multa por atraso. Mas quem está apertado, que pague a multa e acuda as suas emergências. O DUT de 2015 é o que é cobrado nas blitze. Não se exige nenhum pagamento antes da data anunciada pelo governo, de cobrança do DUT de 2016, até junho.

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