Coluna do Jacare

Inédita Yamaha Niken

Publicado em: Qua, 10/01/18 - 02h00

A Yamaha lançou na Europa a moto (?) Niken. Um modelo esportivo de três rodas de conceito inovador e visual impactante. É um triciclo, pois tem três rodas -- duas na frente. Porém, muito diferente ao pilotar. Tem dinâmica de uso e comportamento ciclístico iguais ao de uma moto. O piloto vai montado, e a moto inclina-se nas curvas, tem descanso lateral, e é muito estreita, 89 cm. Assim, pode ser mais ágil e passar por lugares estreitos com uma moto.

A Niken é um caso singular de triciclo, pois tem as duas rodas dianteiras quase juntas, mas que atuam de forma independente. Difere, também, por ser pilotada montada. No caso do triciclo tradicional, pilota-se sentado, como no Spyder F3-S (e nos outros triciclos-scooters), produzido pela Can-am, que não tomba ao mudar de direção. Mas a tecnologia não é nova. O primeiro modelo de três rodas do mundo capaz de deitar nas curvas foi o scooter Piaggio MP3 400, feito na Itália.

A Yamaha Niken inaugura o conceito de triciclo esportivo com base numa moto de alta cilindrada. E a fabricante informa, ainda, que o modelo Niken tem muito mais aderência nas curvas e maior estabilidade por conta das duas rodas dianteiras independentes e inclináveis. Contudo, essa tecnologia não garante que ela não caia num erro ou exagero do piloto. Mas será, certamente, muito mais segura até nas frenagens com maior atrito nos três pneus.

O mercado de moto/triciclo nunca mais será o mesmo após a Niken.

Moto tri

O moderno propulsor da Niken é o mesmo que equipa a MT-09. Ele tem três cilindros em linha de 847 cc, comando duplo no cabeçote com 12 válvulas e refrigeração líquida. Esse motor pode entregar 115 cv de potência a 10.000 rpm e 8,9 kgfm de torque a 8.500 rpm. O câmbio é de seis marchas, ligado a uma transmissão por corrente.

A engenharia de suspensão dianteira é uma tecnologia exclusiva da Yamaha. Utilizam-se duas bengalas telescópicas invertidas em cada roda, de atuação independente, que permitem a flexibilização no momento de inclinação. A traseira tem um monoamortecedor tipo link com regulagens. Os freios são de discos nas três rodas com ABS.

As rodas são de liga leve aro 17 na traseira, e aro 15 na frente, com medidas 190/55-17 e 120/70 -15. O peso da moto teve, obviamente, de ser elevado por conta de mais equipamentos e da terceira roda, ficando em 263 kg. O tanque, que é parecido com o da R1, recebe 18 L de gasolina, garantindo boa autonomia ao modelo. A Niken vem carregada de controles eletrônicos como o de tração, de velocidade e outros, além da embreagem assistida quick-shifter.

O modelo Yamaha Niken 2018 foi lançado na Europa e não foi informado se o preço. Não há previsão de vir para o mercado brasileiro.

Outros modelos de triciclos flexíveis, já à venda no mercado, são o Peugeot Metropolis 400, Yamaha Tricity 125 – os três são scooters – e a Harley-Davidson Triglide, um triciclo comum, com o piloto montado, mas com duas rodas atrás, que não deitam. Veja mais em: www.yamaha-motor.eu/pt/.

FICHA: NIKEN

Motor: 3 cilindros em linha, 847 cc, DOHC, 12 válvulas e refrigeração líquida,

Potência: 115 cv a 10.000 rpm

Torque (força): 8,9 kgfm 8.500 rpm

Câmbio: 6 marchas

Suspensão: (T ) mono (D) 4 tubos invertidos

Freio ABS: (D) 2 discos (T) disco

Pneus: (D) 120/70-15 (T) 190/55-17

Tanque: 18 L

Peso seco: 263 kg

Preço: N/D

MOTONOTÍCIAS

A 40ª edição Rally Dakar começou no sábado, no Peru, e termina no dia 20 na Argentina, depois de passar pela Bolívia. São mais de 8.000 KM de prova. Dessa vez não há nenhum brasileiro na categoria Motos.

A MotoGP terá categoria Elétrica, no campeonato de 2019, segundo informa o site da revista “Duas Rodas”. As motos elétricas serão exclusivas da marca italiana Energica, com motor de 145 cv de potência, que podem fazer de 0 a 100 km/h em três segundos e ir até 240 km/h.

Este ano continuará sendo difícil para os motofretistas e motociclistas de BH. Tudo por causa da falta crônica de vagas de estacionamentos na capital. Para os profissionais, a coisa fica ainda pior, pois os locais exclusivos de motos, muitas vezes, estão ocupados por carros, impedindo-os de exercerem seu ofício.

Os estacionamentos não aumentaram na mesma proporção das vendas de motos. A cidade de Belo Horizonte tem que decidir se dá prioridade ao transporte coletivo e às motos, que são populares, ou se oferece melhor condição de estacionamento (como ocorre hoje) para os carros, que andam somente com o motorista na maioria das vezes, mas pagam o Rotativo. 

Passeio Pra Motos

SÁBADO

1º Rokomotiva Betim - Encontro de Motociclistas e Carros Antigos em Betim. (31) 987 878 783.

Jagunços Motoclube 3 anos, em Nova Serrana. (37) 999 114 501.

DOMINGO

6º aniversário do MC Autoridade Brasil em Ubaporanga. (33) 999 173 495.

46º Motopoint Discamisadus Motorcycles em Belo Horizonte. (31) 984 691 715.

www.jacaremoto.com.br; cadastro na agenda por: jacare.jacaremoto@gmail.com.

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