Coluna do Jacare

Kawasaki Z900 RS 2019

Publicado em: Qua, 27/06/18 - 03h00

A Kawasaki do Brasil apresentou um modelo dos mais cobiçado pelos entusiastas de motos antigos: a bela e clássica Kawasaki Z900 RS 2019, montada em Manaus, que estará nas lojas a partir de julho, por R$ 48.990 em SP. Ela chega com um visual antigo muito convincente. Mais precisamente, faz uma homenagem à lendária Z1 Super Four de 1972, com detalhes cuidadosamente desenhados e aplicados no conjunto como poucas retrôs do mercado. 

A moto é praticamente uma cópia quase fiel dos modelos de época. Até os detalhes das aletas de refrigeração a ar do motor; do banco, com cinta transversal; e da rabeta, no estilo bico de pato, estão nela. O farol redondo, em LED, denuncia o estilo e dá o tom de toda a aparência vintage da moto Z900 RS, juntamente com o tanque, de 17 L, em formato antigo, claro.

É evidente, porém, que a moto não seria toda antiga. A engenharia moderna foi magistralmente escondida pela cor escura, e se mostra desde os freios de montagem radial e garfo invertido, até no motor e na eletrônica embarcada, além de no rendimento, que é melhor em comparação do modelo Z1 900, do qual evolui visualmente e no espírito semiesportivo. 

O painel, redondo, como não poderia deixar de ser nesse estilo, tem só a aparência antiga, ofertando muita informação de modo moderno ao piloto. Revela velocímetro e conta-giros analógicos, com uma tela LCD multifuncional e mais.

Motor atrevido

Se é para impressionar a Kawasaki Z900 RS tem um motor bonito e vigoroso, destacando o desenho clássico, mas que foi rearranjado (derivado da nova Z900) para uso no estilo retrô, perdendo um pouco de potência. O propulsor tem quatro cilindros em linha, de 948 cc, com 109 cv de potência e 9,7 kgfm de torque. Com comando DOHC de 16 válvulas e refrigeração liquida, tem ainda a embreagem assistida deslizante e o sistema de controle de tração em dois modos, que permite o desligamento. O escape foi trabalhado para dar destaque ao ronco forte, e o câmbio é de seis marchas, tendo a primeira mais curta e a sexta mais longa, relação apropriada para uma naked.

Na ciclística, elogiada por jornalistas estrangeiros pelo conforto e pela estabilidade, a moto tem chassi construído em tubos de aço, monoamortecedor regulável e garfo dianteiro invertido (com 10 regulagens de compressão e 12 de retorno), além de freios a disco nas duas rodas, sendo duplos na dianteira.

No quesito visual, as rodas de liga leve têm desenho especial, com tracos finos que dão a impressão, ao longe, de serem rodas raiadas completando o desenho da máquina, que tem ainda uma pintura primorosa, adequada ao estilo, e muito bem-aplicada. Mais informações na 02BH – Kawasaki, (31) 2512-2200.

Ficha técnica: Z900 RS

Motor: 4 cilindros em linha, 948 cc, DOHC 16 válvulas, refrigeração líquida e injeção.

Potência: 109 cv a 8.500 rpm.

Torque: 9,7 kgfm a 6.500 rpm.

Câmbio: 6 marchas.

Chassi: tubular de aço.

Tanque: 17 L.

Pneus: (T)180/55ZR17 (D) 120/70ZR17.

Peso cheio: 215 kg.

Freios: (D) 2 discos (T) disco.

Preço em SP: R$ 48.990.

 

MOTONOTÍCIAS

Menos uma fábrica de motos no Brasil. As custons Indian deixarão de ser vendidas no país. Daqui a 120 dias as lojas serão fechadas. A assistência e a reposição de peças serão garantidos por oficinas da marca BRP.

A BMW do Brasil anunciou que começará a fabricar as novas F 750 e as F850 GS, mas sem previsão de venda.

Pilotos mineiros fizeram bonito, neste domingo, no Enduro das Neves, em Santa Catarina, na penúltima etapa do Campeonato BR de Enduro de Regularidade. Dário Júlho, de Honda CRF 450F, venceu na Over 40. E Fábio Coelho Amaral, de TTR 230, da 02BH - Yamaha Racing, também venceu ao lado do capixaba e colega de equipe Jomar Grecco, de Yamaha WR 450F, faturou a prova e é líder na Master. 

Mais uma vítima do cerol. Um entregador de gás morreu na hora, em Contagem, neste domingo, ao ser atingido por uma linha com cerol. Se a lei não funciona, devemos nos precaver. O uso de antena protetora é obrigatório para profissionais das duas rodas. A vítima, e o empregador, que não fiscalizou e não o obrigou a usar a antena, têm culpa. 

Todos os anos acontecem mortes evitáveis por falta da antena corta-linha, que custa barato. Muitos motociclistas não gostam de usar alegando que ela enfeia a moto.

Essa morte do trabalhador, por degola, nos faz lembrar que nunca vimos um culpado desses assassinatos com o uso da linha cortante, ser identificado.

 

Passeio Jacaremoto

AMANHÃ

Betim União Motopoint. Organização dos MCs & MGs de Betim. (31) 997 660 282.

FIM DE SEMANA

6º Moto Fest em Caratinga. Realização: União de Motoclubes da cidade. (33) 988 799 500.

1° Encontro de Motociclistas em São Tiago. Realização: MCs Harpias 494 e Biscoitos do Asfalto. (32) 999 538 551.

www.jacaremoto.com.br cadastro na agenda pelo: jacare.jacaremoto@gmail.com

 

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