Coluna do Jacare

Ninja ZX-6R

Publicado em: Qua, 27/03/19 - 03h00
Nova Kawasaki ZX-6R 2019 | Foto: Kawasaki/divulgação

A Kawasaki do Brasil apresentou a nova Ninja ZX-6R 2019, superesportiva de média cilindrada, toda modernizada e que remete a suas irmãs maiores. Ela absorve equipamentos e tecnologias desenvolvidas pela marca para a competição mundial WSBK, com motos de série. O modelo recebeu novo desenho agressivo e atualizações que são obrigatórias, pois também equipam as concorrentes. As principais modificações se deram na carenagem frontal, com piscas embutidos, na nova entrada de ar e no duplo farol de LED, que se acende junto e com alto e baixo, além de ter iluminação de posição.

No quesito eletrônica, a ZX-6R tem dois modos de entrega de potência e controle de tração ajustável em até três níveis. O painel também foi trocado e tem tacômetro analógico e digital com tela LCD do lado direito, informando as posições das marchas, o consumo de combustível, luzes indicativas dos comandos etc.

A fabricante informou que foi ajustada a ergonomia, incluindo o novo banco, mais estreito na frente – que facilita a posição de apoio no solo –, o que contribui para melhorar o encaixe do piloto e oferece maior conforto na pilotagem.

Motor forte

A nova Nin ja ZX-6R está equipada com um tetracilíndrico de 636 cc com cabeçote DOHC de 16 válvulas e refrigeração líquida. A potência máxima, com o sistema Ram Air de indução de ar ativado, é de 136 cv a 13.500 rpm. Já o torque máximo é de 7,2 kgfm, entregue nos 11.000 giros, mas aos 8.000 giros já recebe 70% do torque, o que facilita o uso no trânsito urbano. Moderna, essa usina de força é dotada do câmbio de seis marchas assistido pelo sistema Quick Shift, que permite trocar as marchas acelerando sem acionar a embreagem – ao reduzir, no entanto, a manete precisa ser apertada – oferecendo mais esportividade à pilotagem. E por falar em manetes, eles têm ajustes em cinco posições.

A ciclística também é avançada. Com chassi em alumínio, o modelo recebe monoamortecedor traseiro e, na frente, garfos telescópicos invertidos de funções separadas na pré-carga e no amortecimento, tecnologia que é a mais atual e é utilizada pelas motos mais modernas.

Os freios são duplos na frente e simples atrás, com o sistema ABS de série. As rodas de liga leve calçam pneus de medidas 180/55ZR-17 e 120/70ZR-17. O tanque recebe 17 L, e o peso cheio (pronta para rodar com óleo e gasolina) é de 196 kg.

A nova Kawasaki Ninja ZX-6R 2019 estará disponível nas cores verde com preta, semelhante ao modelo do WSBK, e preta. O modelo chega em abril ao preço sugerido de R$ 50 mil.

Ninja ZX-6R 2019

Motor

4 cilindros em linha, 4T, 636 cc, comando com 16 válvulas, refrigeração líquida e injeção eletrônica.

Potência

136 cv a 13.500 rpm.

Torque

7,2 kgfm a 11.000 rpm.

Câmbio

6 marchas.

Chassi

Alumínio.

Suspensão

(T) monoamortecedor (D) invertida.

Freio ABS

(D) 2 discos (T) disco.

Pneus

(T) 180/55ZR-17 (D) 120/70ZR-17.

Tanque

17 L.

Peso cheio

196 kg.

Preço sem frete

R$ 50 mil.

 

MOTONOTÍCIAS

A manutenção preventiva deve ser prioridade para aumentar a segurança da pilotagem e diminuir risco de defeito na via pública ou, pior, na frente de um caminhão na BR. Com a chegada do outono e após o período chuvoso, com desgastes maiores, devemos ficar atentos à revisão de primeira linha. Verificar manetes, cabos de comando (freio e embreagem), kit de relação e freios. Se não for preciso trocar, se faz necessário, no mínimo, realizar ajustes e lubrificações de rotina.

O serviço de motoboy é perigoso e deve ser efetuado por condutor legalizado e capacitado por cursos que a profissão, atualmente, exige por lei. Outra regra regida por lei e norma técnica, diz respeito a carga máxima e sua acomodação na moto. Nada pode ser carregado sem seguir as normas, e cargas amarradas sobre o baú ou que excedam as larguras da moto também são proibidas e podem causar acidentes.

Algumas cargas, como três botijões de gás (só é permitido um), caixas de bebidas e pneus com altura acima do permitido, objetos e caixas amarrados sobre o baú ou do lado, sem falar em portas, janelas e sofás etc., que vemos serem transportados incrivelmente nas motos, obviamente são proibidas e se tornam potencialmente perigosas a todos que usam as vias.

Essas cenas com motos, em situação absurda, e contrárias as regras contidas no Código Brasileiro de Trânsito, são vistas no interior e até na capital. No Nordeste a coisa piora, pois, além de cargas de lenha, leite etc., transportam junto toda a família, com o agravante de levar também os filhos menores de 7 anos, o que é proibido.

 

PASSEIO JACAREMOTO

AMANHÃ

Betim Motopoint na praça Milton Campos. Realização: União dos MCs e Prefeitura de Betim. (31) 997 660 281.

FIM DE SEMANA

5º Encontro de Motociclistas em Cláudio. Camping e show de rock 0800. Realização: MC Jacarés das Gerais. (37) 999 552 795.

DOMINGO

2º Motopoint do MC Sheriffs da Estrada, em BH, no 6 Pistas Oficina Rock Bar, ao lado da estação Diamante. Show de rock 0800. (31) 996 599 370.

jacaremoto.com.br: cadastro na agenda pelo: jacare.jacaremoto@gmail.com

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.