COLUNA DO JACARÉ

Nova CB 1000R 2019

Honda apresenta no Brasil o seu modelo naked com visual revolucionário minimalista batizado de Neo Sport Cafe

Por JOSÉ CARLOS ROBERTO (ZC JACARÉ)
Publicado em 13 de março de 2019 | 03:00
 
 
Nova Honda Sport Cafe CB 1000R Honda/divulgação

A Honda do Brasil apresentou (em pré-venda) e envia às lojas, em março, a mais nova naked denominada Neo Sport Cafe, a novíssima CB 1000R, em estilo retrô, com visual minimalista, mas incrementada por muita imaginação. A criatividade passeia nos acabamentos aliada aos avanços tecnológicos, que a destacam de qualquer ângulo de visão.

Para não cair na mesmice da maioria das naked retrô do mercado, a Honda usou de muita inventividade artística e de recursos de arremates inovadores, mas sem exagerar nos cromados. Dosou-os na medida certa. Destaca-se o esmero nos polimentos e nos torneamentos das tampas do motor e nas peças de acabamentos, que são poucas. O resultado é uma bela espécime de duas rodas, que atrai os olhos da maioria. Não há como não reconhecer que o modelo avança num estilo novo com muita atratividade visual e que provoca o olhar.

Mas, se o apelo visual é arrojado e quase irresistível, ainda tem a parte da ciclística e da motorização esportivas, que foram agraciadas com a mais alta tecnologia que a Honda possui e que não poupou na CB 1000R. O modelo vem equipado com o que de mais moderno existe em eletrônica, para equipar e incrementar uma moto e proporcionar mais conforto e segurança ao piloto. E, por falar nisso, a sport cafe da Honda é dotada de uma boa ergonomia, ofertando ao piloto muito conforto numa posição o mais ereto possível, conjugado com um encaixe perfeito sobre o banco e em volta do tanque e com distância adequada do guidom e das pedaleiras.

A inédita Honda CB 1000R tem preço de R$ 58.690, em SP, sem frete. As cores disponíveis são o vermelho e o preto. As primeiras unidades chegam ao mercado em março.

Motor vigoroso

A Honda CB 1000R é uma moto especial e, por isso, tem motor preparado derivado do da CB 1000RR Fireblade, com potência menor, mas com o torque mais reforçado, que possibilita, segundo a fabricante, arrancar e, até os 130 km/h, seguir na frente da superesportiva. Tudo com total controle feito pelo sistema eletrônico avançado, contando com opções de entrega de potência. A usina de força tem quatro cilindros em linha, 998 cc, cabeçote DOHC de 16 válvulas, refrigeração líquida, sendo comandada por acelerador eletrônico. A potência máxima é de 141,4 cv a 10.500 rpm e o torque de 10,2 kgfm a 8.000 rpm. O câmbio tem seis marchas auxiliado por embreagem deslizante de acionamento hidráulico. O escape tem saída de 4x2.

Condizente com a expectativa que um modelo desse traz, ele vem equipado com um grande aparato eletrônico, que possibilita ao piloto ter total controle da máquina, podendo escolher, segundo sua experiência, o modo de melhor entrega de potência e de controle de tração com três opções. No painel digital, dos mais completos, tem computador de bordo e todas as informações que podem monitorar e informar sobre o funcionamento do motor e da dinâmica de toda moto.

A ciclística é ponto forte declarado pela fábrica com o chassi de tubos de aço, em formato especial para esse modelo. Ele tem uma balança monobraço de alumínio (que recebe o suporte de placa) e ancora a roda e o monoamortecedor traseiro, que tem regulagens. Na frente, a suspensão toda regulável usa tubos telescópicos com funções separadas de amortecimento em cada lado: um tem óleo, e o outro, apenas molas. O peso é de apenas 199 kg. As rodas de liga leve de desenho agressivo vão calçadas com pneus 190/55 ZR17 e 120/70 ZR17. O sistema de freios adota dois discos de 310 mm na frente e um de 256 mm na traseira, com ABS.

A estética, mista de retro e moderna, fez a rabeta diminuta com lanterna em LED, além das alças para o garupa. O tanque tem formato diferenciado em que não aparecem as bordas das soldas. Conferindo mais luxo e segurança à nova CB 1000R ela vem com sistema de proteção eletrônica de ignição, que garante o acionamento do motor apenas pela chave original. Outro diferencial de modelo top é a luz que indica, no painel, o momento para efetuar a troca de marcha. Mais informação no site.

CB 1000R 2019

Motor

Quatro cilindro, cabeçote duplo com 16 válvulas, refrigeração liquida e acelerador eletrônico.

Potência

141, 4 cv a 10.500 rpm.

Torque

10,2 kgfm a 8.000 rpm.

Câmbio

6 marchas.

Chassi

Tubular em aço.

Suspensão

(T) monoamortecedor (D) telescópica separada.

Freio ABS

(D) 2 discos (T) disco.

Pneus

(T) 190/55 ZR17 (D) 120/70 ZR17.

Peso seco

199 kg.

Preço sem frete

R$ 58.690.

 

MOTONOTÍCIAS

*O Ride do Baton faz o encerramento, neste sábado, com motoceata saindo do Mineirão e terminando em festa no Espaço Even, no bairro cabana.

* Coitados dos motoristas de ônibus em BH. Além de terem de guiar, abrir e fechar as portas e, absurdo, ainda ser cobrador, precisam ficar de olho no maluco guiando uma moto de forma irresponsável e sem seguir as regras de trânsito (proibido ultrapassar pela direita), que quer passar entre as pessoas e o ônibus, quando este já está quase encostando no ponto.

* Na cena vista por mim, o atrevido, na moto, abre a buzina, assusta a todos e salva sua vida, pois o motorista do ônibus, experiente, dá um toque no freio e diminuiu o tempo suficiente para não haver um acidente em que ele iria ter muitos problemas sem ter culpa nenhuma. Poderia, sem sua habilidade responsável, ter matado o imbecil, que não pode ser classificado nem de motoqueiro, nem de motociclista. De burro muito menos, seria ofensa ao animal, que não entra em buracos e que raramente cai.

* Como no Brasil tudo só começa depois do Carnaval, parece que agora, teremos a melhora da economia. No meio motoclubista, no entanto, as coisas parecem que não vão ser melhores do que no ano passado. Várias festas de motociclistas não estão cadastradas na agenda do Jacaremoto, e algumas, como o Motoshow de Curvelo, correm o risco de não acontecer. Ruim para a cidade que perde o turista.

* Os motivos? Prefeitos que não acreditam nas festas e prefeituras apertadas pela recessão econômica. Porém, muitos destes encontros de motociclistas são o principal atrativo e uma boa fonte de recursos das cidades.

* Se for assim, ogo teremos que encontrar outra forma de fazer os eventos motociclísticos, como foi feito, com sucesso, o Motofest da Independência, em Formiga, no aconchegante Furnas Náutico Clube, no dia 7 de setembro, e que já está confirmado para este ano, na mesma data. Aproveito e mando abraço para o Bacana e o Durval Abutre’s.

 

PASSEIO JACAREMOTO

SÁBADO

* 3º Ride do Baton. Final: Motoceata saindo doMineirção para festa no espaço Even, na Cabana, BH. (31) 984 259 798.

* 2º Caseirão Motopoint em Ponte Nova. Show de rock . Realização: Equipe Caseirão Bar. Locução: Breno Motta. (31) 988 831 500.

* Supermotopoint Unificado - MC Fantasmas do Asfalto & Armagedon em BH. (31) 997 228 249.

jacaremoto.com.br: cadastro na agenda pelo: jacare.jacaremoto@gmail.com