Coluna do Jacare

TESTE CRF 1000L AFRICA TWIN

Publicado em: Qua, 06/09/17 - 03h00

A supertrail Honda CRF 1000L Africa Twin é uma das mais interessantes motos que testei. Além de muito gostosa de pilotar, quase não tem vibrações, a gente não cansa nunca. Achei-a muito empolgante e bem-acertada: anda demais, com segurança e firmeza. Agradou-me pelo porte reduzido, se comparado com o de outras, e pelo comportamento agressivo, porém submisso ao nosso controle – fácil de pilotar, de manobrar e muito ágil –, mesmo com o motor forte e atrevido, muito melhor que as de 800 – bem mais potente – e muito próximo das de 1200, mas com a vantagem de ser mais leve e esperto. Ela atende plenamente a proposta de andar em todo tipo de terreno com conforto, agilidade e esportividade, pois o ABS pode ser desligado para o uso em terra. Pilotando na estrada, destaca-se a sua potência (isso mesmo!), pois acelera forte e rápido e reduz com segurança, com a embreagem deslizante impedindo o tranco ou travamento da roda traseira. Na cidade, revela um bom torque, que permite andar bem, com tranquilidade e sem trocas de marcha exageradas. É bom constar que sua beleza chama atenção a toda hora. É claro que os mais baixos terão dificuldades com ela, mas nada que o costume não ajeite. A média de consumo de gasolina foi boa, de 20 km/L, e, por falar nisso, o tanque de 19 L poderia ser um pouco maior, permitindo aumentar a autonomia. Na moto testada, a suspensão estava mais preparada para o uso no asfalto, porém andou bem na terra – se for ajustada ao gosto do freguês, fica melhor. E são inúmeras as regulagens

Motor forte

Quem achar que o bicilíndrico tem pouca potência (90 cv) deve, antes, dar uma voltinha pra saber que parece ser mais. Não há falta de potência, e o nome CRF (de motos de competição da marca) não é em vão. E o comando OHC Unican – eixo único e quatro válvulas por cilindro – é uma tecnologia avançada, oferecendo torque e potência rápido, bastando acelerar. Somam-se a isso as duas velas por cilindro, que fazem a combustão ser mais eficiente, gerando mais energia. E, junto, temos o controle de tração (com três modos), podendo ser mudado num botão, que ajuda muito a pilotagem: tá subindo? Faltou potência? Aperta-se o botão e ela vem logo. Uma maravilha e fácil de operar. A força aparece bem cedo nesse motor moderno, pequeno e muito esperto. E logo surge a vivacidade, que despeja adrenalina. E isso tudo conjugado com a boa suspensão, que nos deixa sossegados nas curvas, confiantes nas retas e tranquilos nas frenagens, com os discos duplos na frente agarrados por pinças radiais, muito eficiente. Ajuda na frenagem também a suspensão dianteira invertida, que atua eficientemente sem mergulhar. Maravilha de pilotar essa máquina, sem causar fadiga nos ombros, pois a posição é muito boa – nem a garupa reclama. Além disso, o funcionamento é grave, mas é suave o som emitido no escape é agradável, reforçando a sensação de força. Testar uma máquina dessas é um presente. Aos leitores, informo que faço o teste como um usuário normal, e essa eu compraria, pois é confortável, bonita, agressiva e agora tem preço razoável: R$ 55 mil. Perfeição só de Deus, mas os defeitos dessa moto, que devem existir, ficam sobrepujados pelas qualidades, que são muitas. A Honda, como a Africa Twin, mirou nas motos maiores de 1200 cc e vai dar muito trabalho à concorrência, pois sua moto ficou mais ágil, esperta e gostosa de pilotar, podendo rodar bem até na cidade. Você também pode andar nela. Vá a uma loja da Honda e pilote você também. A moto foi cedida ao Jacaré pela Honda, através da By Moto - Honda BH, 2128-4300.

Ficha técnica

Motor: 2 cilindros paralelos, 999 cc OHC 8 válvulas arrefecido a líquido 
Potência: 90 cv a 7.500 rpm 
Torque (força): 9,3 kgfm a 6.000 rpm
Câmbio: 6 marchas
Freios ABS: (D) 2 discos (T) disco
Pneus: (T) 150/70 – 18 (D) 90/90 – 21 
Peso: 212 Kg 
Tanque: 19 L
Preço SP: R$ 55 mil
 
Motonotícias
 

Motofretistas:
amanhã é dia de comemorar a independência do Brasil – que utopia! Mas os motoboys ainda não têm independência. Trabalham sob condições estressantes, em trânsito feroz e com motoristas (eles incluídos) sem educação, e ganham muito pouco. E isso os obriga a ter dupla ou tripla jornada. Nada, ou muito pouco, a comemorar neste dia.

Motoboys sofrem
 ainda com a invasão dos aplicativos de serviço de moto, que estão fazendo o valor das corridas, já defasadas, ficarem ainda mais baratas. Se não houver união será uma verdadeira servidão, pois se os clientes se acostumarem a buscar o serviço de moto por aplicativo, forçarão a todos os profissionais a se ligarem aos sistemas via aplicativo, que levam mais lucro que o trabalhador. Ai é que... Babau independência.

Pra quem vem do interior
comprar peças em BH, a WDA Motos tem varejo e atacado, além de oferecer estacionamento interno de motos. Se vir de ônibus, a loja fica perto da rodoviária: rua Rio Grande do Sul esquina com Carijós. 

O Brasil se saiu bem no International Six Days Enduro 2017
, na França. A campeã foi a seleção da França e a brasileira ficou na oitava e honrosa colocação. Os pilotos Rômulo Bottrel e Bruno Crivilin, ambos da equipe 02BH KTM Racing, e Gustavo Pellin (de KTM) ganharam a medalha de ouro. Já Diego Colett (de KTM) conquistou a medalha de prata na 92ª Edição da prova, encerrada no sábado. Parabéns!

Começa hoje o 35º Enduro da Independêcia 2017
. A prova desse ano, com 700 km, tem início em Aparecida (SP) e termina em Lavras (MG). Os pilotos da Honda Racing, Dário Júlio (CRF 250R), e Túlio Malta, (CRF 230F) terão companhia dos mineiros Rigor Rico e Ripi Galileu. Serão quatro dias de disputas.
 
Passeio pra motos
 
FIM DE SEMANA

2º Motoport - Encontro em Porteirinha. (38) 999 301 111.

Diamantina Moto Fest no Mercado Velho. Entrada franca. Show de rock, área de camping etc. (38) 988 083 945. 

8° Encontro de Motociclista em Itabirito no galpão da Delphi. Entrada Franca. Shows de Rock e área de camping. (31) 988 862 769.

2° Encontro de Motociclistas em Funilândia. (31) 984 448 080. 

1º Encontro de Motos Esportivas em Itaúna. (37) 998 062 559. 

8º Encontro de Motociclistas em Viçosa. (31) 999 175 300. 
AMANHÃ

16º Aniversário do MC Pássaros Libertos em Itaúna. (37) 999 821 327.
DOMINGO

1º Encontro de Motociclistas em Esmeraldas. (31) 989 019 163. 

4º Trilhão da Independência 2017 em Taquaraçu de Minas. (31) 997 134 437.
TERÇA

69 BH Motopoint, na avenida Babita Camargos, 199, Contagem, às 19h30, com entrada franca. Show de rock e estacionamento de motos. (31) 987 315 115.
 
Veja mais eventos na Agenda Nacional: jacaremoto.com.br. 
 
 
 
 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.