Coluna do Jacare

Triumph Speed Triple 1050 2018

Publicado em: Qua, 21/02/18 - 03h00

A Triumph Motorcycles apresentou, na Europa (no Brasil deve chegar no segundo semestre), a nova Speed Triple 1050 em duas versões, S e RS, com muitos avanços tecnológicos, novo gerenciamento eletrônico e motor todo reformulado, com mais potência e maior torque em menor rotação.

O visual também recebeu atenção e destaca o modelo street com um acabamento aprimorado.

A Speed Triple RS é a mais esportiva e, por conta da adoção do acelerador eletrônico (ride-by-wire), conta agora com cinco modos de pilotagem (quatro, na versão S): Road, Rain (para estradas escorregadias), Sport, Rider e a Track, opção para tocada quase profissional, além do cruise control. Isso foi possível com a utilização da UMC (Unidade de Medição Inercial), que reconhece a intensidade da aceleração, a inclinação e a velocidade, ajustando instantaneamente a medida de atuação do controle de tração, além da intensidade do sistema de freio ABS. Além disso, a versão RS carrega, embaixo da rabeta, duplos escapes da marca Arrow, bem mais esportivos, sendo um de cada lado, o que garante o ronco forte característico.

O preço da novidade ainda não foi definido.

Motor de três

As novas Speed Triple 2018 são equipadas com uma principal novidade: o novo motor de três cilindros em linha de 1.050 cc, duplo comando no cabeçote DOHC, 12 válvulas, acelerador eletrônico e refrigeração líquida. A fabricante inglesa informa que foram trocadas 105 peças no propulsor, sem contar os novos pistões e os cilindros revestidos de Nikasil (mais resistência e menos atrito), possibilitando um ganho de potência na casa de 10 cv em relação ao modelo anterior. A potência declarada agora é de 150 cv a 10.500 rpm e um torque máximo de 11,9 kgfm a 7.150 rpm.

O câmbio é de seis marchas e tem o auxílio da nova embreagem deslizante, que facilita as reduções. O painel é supermoderno e completo, regulável, com tela em TFT. Possui inúmeras funções que podem ser acessadas por uma alavanca no punho e conferidas no visor colorido.

A Speed Triple tem chassi construído em alumínio tubular especial, que, além de ser mais leve, é reforçado. O peso da moto é de 189 kg na versão RS e, de 192 kg na S. As suspensões são da marca Ohlins na RS, e na versão S, são da Showa. Em ambas as versões elas são invertidas na frente e mono na traseira.

Nos freios, equipados com sistema ABS desligável, as duas versões do modelo usam pinças radiais da italiana Brembo na frente e da Nissin na traseira.

A Triumph do Brasil ainda não se manifestou sobre o lançamento da nova Speed Triple 2018.

Ficha Técnica: Speed Triple

Motor: 3 cilindros em linha, 1.050 cc, comando DOHC de 12 válvulas, refrigerado a líquido

Potência: 150 cv a 10.500 rpm

Torque (força): 11,9 kgfm a 7.150 rpm

Câmbio: 6 marchas

Chassi: tubular de alumínio

Suspensão: (T) mono (D) invertida

Freio ABS: (D) 2 discos (T) disco

Pneus: (D) 120/70 ZR17 (T) 190/55 ZR17

Tanque: 15,5 L

Peso: 192 Kg

Preço: N/D 

MOTONOTÍCIAS

O Curvelo Motoshow (de 3 a 6/5), organizado pelo MC Zangões Brasil, é, sim, o maior evento em praça aberta do Brasil. E um dos mais divertidos. Alguns leitores, que viram a agenda do Jacaremoto, afirmaram que há outros Encontros maiores. Pode até ser, mas a praça pública central de Curvelo é a maior. O evento recebe motociclistas do Brasil e da América Latina. Eu estarei lá. Não percam!

A Yamaha do Brasil parou de fabricar a XT 660R. A “XTzona” ou “Meia-meia-zero”, como é conhecida, é um ícone do segmento de maxtrail desde 2004 quando foi lançada, pois anda muito bem na terra, onde fica à vontade, e no asfalto também. Poucas motos desde a antiga XT 600 até hoje, na XT 660R, passaram tanta confiabilidade pela durabilidade motriz. Será missão difícil para a nova Ténéré 700, que deve ser a substituta da boa XT 660R.

A XT 660R foi descontinuada, como eles gostam de falar (em vez de dizer: pararam de fabricar) porque o motor já não atendia às normas europeias de meio ambiente. Assim, desde de 2016, ela não era fabricada na Europa. A moto vai valorizar no mercado, como ocorreu com a velha e boa XT 600, quando saiu de linha de produção em 2005.

A Harley-Davidson chama para recall nos Estados Unidos, por problemas nos freios, mais de 174 mil motos. A autoridade de tráfego americana informa que o chamado abrange 30 modelos fabricados entre os anos 2008 e 2011. No Brasil ainda não tem nada oficial. Mas como as motos são fabricadas lá, e os problemas de freios geralmente acontecem após boa quilometragem, é bom ficar atento se você tem uma Harley.

Passeio para motos

AMANHÃ

Betim União Motopoint. Realização: MCs e MGs de Betim. (31) 997 660 282.

Motopoint Mensal Serpentes do Asfalto de BH, em Belo Horizonte. (31) 975 320 200.

SÁBADO

1º Motopoint de 2018 Micróbios do Asfalto em Contagem. (31) 996 893 689.

2º Aniversário do MC Damas Estradeiras em Contagem. Apoio: Irmandade Motociclista e MCs Hardcore e Caveirão. (37) 999 764 002.

DOMINGO

Motopoint Mensal Bárbarus Brasil em BH. (31) 986 867 614

Motopoint EIA Irmandade MC em Pará de Minas. (37) 999 320 995.

www.jacaremoto.com.br

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