Coluna do Jacare

Aventureira

V-Strom 250 2017

Publicado em: Qua, 29/03/17 - 03h00
25 cv é a potência do propulsor, que foi configurado para oferecer maior torque em médias rotações no uso urbano | Foto: Suzuki/ Divulgação

A montadora japonesa, finalmente, entrou no segmento de aventureiras de média cilindrada, seguindo o rastro das diversas concorrentes, que trilham o mesmo caminho. Nenhuma grande fabricante quer ficar de fora do nicho que mais cresce atualmente, e, no caso, a Suzuki e a Kawasaki, com a Versys-X 300, estão na frente. A Suzuki ganha em tradição e confiabilidade, desde 2002, quando foi lançada a primeira V-strom 1000, e depois, em 2004, veio a DL 650. Com a bonita e atraente V-strom 250, fecha o ciclo. Ela chega com desenho moderno, esguio e diferenciado, mas remetendo a suas irmãs mais velhas – de propósito, nem tem identificação de cilindrada. O diferencial fica pelo farol redondo na 250. A nova moto vem equipada, de série, com sistema de freio ABS, bagageiro e dois suportes laterais em alumínio. O banco tem dois níveis,e o tanque de gasolina recebe 17 litros – a Suzuki informa que o modelo pode percorrer perto de 500 km/L com um tanque, média de 30 km/L. A nova Suzuki V-strom250 é preparada para uso misto, com suspensões alongadas, aguentando estradas de terra e trilhas leves porém, fica muito mais à vontade nas estradas asfaltadas. O novo modelo já aparece no site da Inglaterra (bikes.suzuki.co.uk), porém, o preço, somente sob consulta.

Motor gêmeo

A Suzuki aproveitou seu experimentado e bem- sucedido motor bicilíndrico em linha, de 248 cc, que equipa a naked Inazuma 250, com pequenos ajustes para melhorar o uso urbano. Ele entrega mais torque em baixas rotações, facilitando a condução diária, e ficou mais econômico também, garante a fábrica. O propulsor tem comando simples no cabeçote e refrigeração líquida. A potência de 25 cv a 8.000 rpm, e o torque fica na casa dos 2,4 kgfm a 6.500 rpm, que são entregues pelo câmbio de seis marchas. A ciclística é proporcionada por chassi tubular auxiliado por suspensões monoamortecida na traseira e telescópica simples à frente, freios a disco desenho margarida nas rodas, guidão largo e reto, além de rodas de liga leve com aro de 17 polegadas, confirmando sua vocação urbana. Para dar mais o conforto, há uma pequena bolha sobre o farol redondo que desvia um pouco do vento. O painel é todo digital e oferece muitas funções, inclusive a hora da troca do óleo do motor. O modelo estará disponível nas cores preta - amarela e preta - vermelha. Não foi confirmada a vinda da moto para o Brasil. Contudo, com as concorrentes trazendo seus modelos, dificilmente a Suzuki ficará de fora de nosso mercado. Aguardemos, pois o Salão Duas Rodas, em outubro, em SP e tendo uma certeza, se confirmar, os consumidores terão muitas opções de trail de média cilindrada, num mercado em que, antes, dominavam sossegas a Honda e a Yamaha. Veja mais: SBK - Suzuki BH, (31) 3378-2402.


Técnica: V-strom 250

Motor: bicilíndrico em linha (paralelo), 248 cc, SOHC com refrigeração líquida
Potência: 25 cv a 8.000 rpm
Torque (força): 2,4 kgfm a 6.500 rpm
Câmbio: 6 marchas
Tanque: 17 L
Peso: 178 kg
Pneus: (D) 110 / 80-17 (T) 140 / 70-17
Preço na Europa: ND


Passeio Pra Motos

QUINTA, 30.3

Betim União Motopoint, de frente ao Partage Shopping, na BR-381.
Realização dos MCs de Betim. (31) 987 121 597.

FIM DE SEMANA

22º Ostrascycle - Encontro Internacional de Motociclistas em Rio das Ostras (RJ)
Realização: MCs: Ostradeiros e Jaguar do Asfalto. (22) 999 853 950

3º Encontro de Motociclistas em Claúdio. Realização: Mc Jacarés das Gerais. (37) 999 552 795.

SÁBADO, 1.4

3º Aniversário do Motogrupo Us Mala em Belo Horizonte. (31) 991 658 333.

Inauguração da butique de acessórios Moto Fest - Honda em Contagem. (31) 989 799 886 Zapp.

Confira mais no jacaremoto.com.br e cadastre os eventos pelo jacare.jacaremoto@gmail.com


Motonotícias

FOTO: Kymco/ Divulgação
A fabricante Kymco, de scooter, pode vir a ser parceira da Suzuki em alguns mercados como o brasileiro

A Suzuki e a Kymco, fabricante Koreana de scooter, ensaiam um lançamento no Brasil há mais de dois anos. A Suzuki do Brasil (atrapalhada como sempre) nega, mas os boatos correm soltos, e os donos de concessionárias esperam ansiosos, pois têm a oportunidade de auferir algum lucrinho a mais com a marca, que demora a colocar os lançamentos mundiais da Suzuki no Brasil.

Os scooters Kymco têm boa qualidade e muita aceitação na Europa, e podem, no Brasil, fazer as modernizações chegarem mais rápido, além de forçar os preços para baixo. Fora aumentar a opção de escolha aos consumidores.

No sábado, a Moto Fest - Honda, em Contagem, inaugura sua butique de peças e acessórios. Além do café da manhã 0800, servido até as 10h30, os consumidores terão descontos muito especiais e ganharão checagem de ìtens das motos por mecânicos da loja, que ficará aberta até às 13h. Zapp: 989 799 886.

Os motoboys de BH e região farão, dia 30/03, às 14h, uma manifestação em prol de seus direitos e melhores condições de trabalho. Inclusive pedem por mais áreas de estacionamento no centro de BH. A concentração dos trabalhadores em duas rodas será na porta da Fecomércio, rua Curitiba, 561,centro.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.