DEFENSORIA RESPONDE

Tráfico de pessoas

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 12 de maio de 2014 | 03:00
 
 

Olá, leitores do Super Notícia. Hoje, vamos falar sobre um problema grave que ocorre no Brasil e no mundo todo: o tráfico de pessoas. Isso ficou bastante conhecido quando foi mostrado na novela “Salve Jorge”, em que a personagem Morena era atraída para o exterior por falsas promessas de emprego e enriquecimento. Chegando lá, além de ser presa e escravizada, ela era obrigada a se prostituir. A exploração sexual é um dos principais objetivos do tráfico humano.

O tráfico de pessoas acontece quando a vítima é retirada de seu ambiente, de sua cidade e até de seu país e fica com a mobilidade reduzida, sem liberdade de sair da situação de exploração sexual ou de trabalho ou do confinamento para remoção de órgãos ou tecidos. As crianças vítimas do tráfico normalmente são levadas para adoção ilegal, muitas vezes com o consentimento dos pais ou parentes.

Normalmente, o tráfico de pessoas possui os seguintes objetivos: trabalho escravo, exploração sexual, remoção de órgãos e de tecidos e adoção ilegal de crianças. As principais vítimas são as mulheres de baixa renda, atraídas pela possibilidade de melhorar de vida, com falsas promessas de trabalho em outros países, como modelo, dançarinas etc. Mas é importante lembrar que esse crime acontece em todas as classes sociais, e homens também são vítimas dele. Muitas vezes, os homens recebem propostas de trabalho nas áreas da agricultura, pecuária e construção civil e só tomam conhecimento do trabalho escravo quando chegam ao local.

Como enfrentar o tráfico de pessoas? Você deve ficar atento às seguintes orientações:

- Duvide sempre de propostas de emprego fácil e lucrativo;

- Antes de aceitar qualquer proposta de emprego, leia atentamente o contrato de trabalho. A atenção deve ser redobrada em caso de propostas que incluam deslocamentos e viagens nacionais e internacionais;

- Leve consigo cópias dos documentos pessoais;

- Em caso de viagem, deixe sempre endereço, telefone e/ou localização da cidade para onde irá; comunique-se sempre com familiares e amigos;

- Informe para a pessoa que está seguindo viagem endereços e contatos de consulados, ONGs e autoridades da região.

No exterior, as vítimas do tráfico de pessoas devem pedir ajuda nas embaixadas e postos consulares. No Brasil, podem procurar a Defensoria Pública da União para orientação jurídica, bem como o familiar que suspeitar que seu parente tenha sido vítima de tráfico de pessoas, para mais esclarecimentos.